(11)96304-5200

NOTÍCIAS

Informações sobre tudo que rola no evento.

Evento de marketing apresenta saída para faculdades em cenário de crise

Em um cenário de crise nacional, com a economia crescendo a passos lentos, a demora na criação de novas vagas de trabalho e a redução de programas de financiamento estudantil, as Instituições de Ensino Superior – IES privadas estão enfrentando consideráveis quedas em seus números de matrículas. Apesar disso, cerca de dois terços dos 8 milhões de alunos do ensino superior no Brasil estão no ensino privado, o que traz às IES a necessidade de se reinventarem para continuarem alcançando o seu público. Uma medida que pode fazer toda a diferença nesse processo é o uso estratégico do marketing. Isso e muito mais será debatido no Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira (SADEBR).

Segundo o diretor executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino superior no Estado de São Paulo (Semesp), Rodrigo Capelato, o cenário nacional aponta para a necessidade das IES repensarem suas estratégias. “O desemprego, tanto do estudante quanto de um membro da família, e a perda de renda estão fazendo os jovens postergarem a entrada no ensino superior. Isso traz uma característica importante: haverá, sim, uma queda de matrículas, mas haverá, também, um novo público, de olho no que está sendo ofertado e mais criterioso na hora de escolher onde investir na sua educação”, pontuou Capelato.

Momento de se reinventar. Para Capelato, crises podem se caracterizar como grandes oportunidades. “É, na verdade, uma grande oportunidade para as Instituições Privadas mostrarem seus principais diferenciais e, assim, saírem na frente no mercado educacional. É isso que o SADEBR buscará falar na edição deste ano. Traremos pessoas que estão vivenciando esse mercado de crise para compartilhar experiências exitosas e apontar saídas em meio a esse cenário”, acrescentou.

SADEBR 2018

Maior e mais importante evento de marketing educacional do país, o SADEBR 2018 acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro, no Teatro Fecap, em São Paulo. Em sua 11ª edição, o evento trará cases de sucesso, estratégias de marketing e apresentará uma pesquisa inédita sobre as tendências do mercado para 2019, elaborada pelo Semesp. A edição deste ano trará 12 palestras, em dois dias de evento, com profissionais ligados a IES de todo o país. Acesse sadebr.com.br para conferir todas as atrações.

De acordo com o curador do SADEBR, Glauson Mendes, o evento deste ano terá como principal diferencial a qualidade dos conteúdos abordados, que trarão olhares diferentes sobre o marketing educacional, além de surpresas, que já são características do evento. “O marketing precisa ser visto como uma área estratégica nas instituições de ensino e é isso que vamos abordar no SADEBR. Estamos na 4ª onda do Marketing Educacional, em que as políticas de financiamento estudantil estão cada vez mais escassas. Com a drástica redução do Fies, a improbabilidade de concessão de financiamento governamental nos próximos anos e um certo desinteresse  dos jovens nos modelos tradicionais de ensino, as instituições terão que se reinventar em seus cursos, serviços, ofertas, políticas de preços e descontos. Esse cenário exige uma performance de marketing cada vez mais inteligente a ser trabalhada, aí é que entra o marketing educacional, tema do SADEBR”, destacou.

Conforme Mendes, o principal diferencial do SADEBR é ser um evento em que as instituições conversam entre si, partilhando cases e experiências, exitosas ou não, fazendo deste um grande evento, também, de networking. “Esse é um evento de gestores de instituições de ensino, pessoas que convivem, trabalham e têm os mesmos desafios, especialmente num mercado de trabalho tão difícil. Isso tudo com muita qualidade de conteúdo. Todas as palestras que serão ministradas passaram por uma curadoria, para garantir que, de fato, tenham muito a contribuir com o mercado educacional do país”, assegurou.

Atrações e surpresas

Uma experiência que só quem já participou pode descrever, essa é a principal característica do SADEBR, que este ano ainda contará com a participação do jornalista Marcelo Tas. “O Tas é um pioneiro e defensor da educação. Nos últimos anos, estudou muito sobre novas formas de comunicação digital que contribuem para o melhor entendimento desse jovem que temos o desafio de educar. E é sobre isso que ele vai falar em sua palestra ‘A comunicação na aceleração digital’. Ele trará informações que são extremamente relevantes nesse momento, da ‘4a. onda do marketing educacional’, tema da minha palestra no evento”, pontuou Glauson.

Por que participar do SADEBR 2018?

Instituições em diversos níveis, com realidades diferentes e situadas em diversas partes do país, compartilhando experiências de marketing em um evento com uma qualidade de conteúdo sem igual. Conforme Glauson Mendes, essa é a principal característica do SADEBR. “É um evento voltado a quem entende a relevância do marketing educacional, quer investir nisso, compartilhar experiências, ou tem curiosidade. Quem não conhece o SADEBR vai ter que vivenciar porque é algo que não dá pra descrever”, completou Glauson Mendes.

O Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira (SADEBR) é um evento dedicado exclusivamente a mantenedores, dirigentes, profissionais de comunicação, marketing e TI de instituições de Ensino. Em sua 11ª edição, em 2018, o SADEBR trará importantes indicadores sobre o mercado educacional nacional. Diante de uma realidade de retração de mercado no ensino presencial e uma crescente no EAD, essa edição especial focará em tecnologias, processos e práticas que são utilizadas para aumentar a competitividade das instituições de ensino.

COMPARTILHE: