(11)96304-5200

NOTÍCIAS

Informações sobre tudo que rola no evento.

SADEBR entrevista a reitora da Unifeb, profa. Sissi Kawai Marcos

SADEBR: Case Unifeb: De que forma a senhora observa a importância do marketing para uma Instituição de Ensino Superior? Reitora Sissi Kawai Marcos: É importante, pois é o marketing que faz a comunicação com a sociedade, auxiliando a transmitir nossos valores, nossa missão e dando visibilidade aos nossos propósitos. É sensacional o modo como o marketing consegue engajar as pessoas nesse sentido. SADEBR: Que diferenças a Unifeb sentiu ao transformar seu setor de comunicação em um setor de marketing integrado? Reitora Sissi Kawai Marcos: A grande diferença foi a integração. Ações mais coordenadas, um gerenciamento muito mais efetivo, a capacidade de controlar números e dados, o que antes era muito difícil e amador. Nós ficávamos “na unha”, tentando fazer à mão o que hoje a ferramenta faz de forma automatizada. Nós automatizamos uma parte que ficava deficiente, amadora e sem resultados. A integração que conseguimos foi fantástica. SADEBR: Essa integração do marketing, que a sra. mencionou na resposta anterior, ficou somente dentro do departamento ou a sra. acha que conseguiu essa integração também com a academia? Reitora Sissi Kawai Marcos: Nós estamos integrando aos poucos com o restante da instituição.  A Unifeb como um todo está passando por uma grande transformação, e nós estamos tentando fazer em muito pouco tempo um avanço que levaria muitos anos.  E junto com esses avanços, nesse sentido, estamos aos poucos integrando os outros setores. O Marketing da Unifeb está atuando como uma máquina, uma locomotiva puxando os vagões. Os outros vagões já estavam se preparando, contudo de forma isolada. Como o marketing exige que as coisas se integrem para que as coisas realmente aconteçam, ele está puxando os demais setores junto com ele. SADEBR: Sobre os resultados, essa última captação foi difícil para todas as IES. Como foi o desempenho da Unifeb? Reitora Sissi Kawai Marcos: Nós melhoramos muito nosso desempenho, aumentamos nossa captação e profissionalizamos a captação de leads. Hoje, quando o marketing começa o processo, ele já possui os leads para trabalhar, coisa que anteriormente não ocorria e nós patinávamos muito. Nosso sistema não era automatizado e, como estava tudo “na unha”, ficava impossível de se trabalhar. Conseguimos um grande aumento de leads, trabalhamos muito bem e no ano passado houve uma redução do número de matrículas em todas as instituições do estado de São Paulo e também do Brasil. Em nossa região, a redução foi em torno de 25% a 30%. Tínhamos captado muito pouco no processo anterior e a nossa entrada é anual, mas talvez isso mude agora, porque nós estamos avaliando essa questão com o acadêmico também. Com essa ação do marketing de integração, conseguimos melhorar. Nesse cenário em que todo mundo diminuiu, nós aumentamos, nós crescemos. SADEBR: Esse crescimento, você considera que ocorreu em virtude de uma grande participação do Marketing? Reitora Sissi Kawai Marcos: Com certeza! Eu acho que foi uma junção. A gente vem criando, atuando em várias ações que têm impacto. A gente tem conteúdo para o marketing trabalhar, porque agora a gente tem marketing. Antes a gente tinha conteúdo, mas não tinha marketing. Para você ter uma ideia, a gente realiza muita coisa na Unifeb. Lá, os alunos e os professores têm um potencial de mídia espontânea elevadíssimo. Acho que, das instituições da região, nós somos a IES que mais tem mídia espontânea na EPTV - Rede Globo, só que isso não impactava em captação e isso sempre foi uma incógnita. Todo mundo elogia, todo mundo fala bem, reconhece que é importante, só que não virava aluno. Então, a partir do momento que o marketing veio trabalhando de uma forma profissional, a gente sentiu isso nesse primeiro processo e a gente está com bastante esperança que no processo que vem a gente melhore um pouco mais, agora que o sistema está plenamente implantado. As pessoas estão treinadas, a equipe está integrada e eu acho que teremos um ganho. SADEBR: Qual era o número de funcionários e como funcionava o Marketing antes da Unifeb trabalhar o marketing integrado? Reitora Sissi Kawai Marcos: Na campanha anterior, nós estávamos com uma situação econômica muito complicada. Estávamos executando um plano de recuperação em 2016, período no qual trabalhamos com uma equipe temporária. Contratamos uma empresa terceirizada, composta por quatro pessoas que ficavam no setor de comunicação, dentro da Instituição. Hoje temos uma equipe composta por um gerente, um comercial, uma pessoa de comunicação, uma de eventos, um designer para produção das artes, além do call center. Estamos seguindo a receita à risca do Marketing Integrado. Inclusive começamos o call center com um número de pessoas e quando passamos por um momento de pico, em que precisávamos de mais pessoas, chamamos pessoas de outros setores para nos ajudar e depois elas voltaram para suas funções. Está dando super certo. Nossa equipe de Marketing está super engajada trabalhando as novas metas. Tenho esperança que consigamos ultrapassar a meta que estipulamos. SADEBR: Por que uma IES deveria participar do SADEBR? Reitora Sissi Kawai Marcos: Porque nós temos que comunicar para sociedade a importância da educação, mostrar nosso produto e o serviço que nós realizamos e oferecemos, porque, hoje, a educação superior está na mídia e nós também temos que estar disputando o mesmo espaço. Como representante da Unifeb, não tenho medo de compartilhar as nossas práticas, medo de contar o que eu fiz. A receita pode ser a mesma, mas o modo de fazer varia. Nós impregnamos com o nosso DNA nossas ações e nossos valores e missão são a nossa bússola. Temos intenção, ação, acreditamos e conseguimos o resultado.

A curadoria do SADEBR agradece a profa. Sissi pela entrevista e toda disponibilidade em compartilhar suas experiências com toda comunidade de marketing educacional.

SADEBR Nacional
SEMESP
COMPARTILHE: