(11)96304-5200

NOTÍCIAS

Informações sobre tudo que rola no evento.

Instituição de Ensino Superior investe em marketing e dribla tempos de crise de captação

O Brasil possui hoje, segundo o levantamento mais recente do Ministério da Educação (MEC), um total de 2.152 Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Juntas, elas possuem uma média de aproximadamente 6,2 milhões de alunos. Entre os dois últimos levantamentos realizados pelo MEC, houve uma queda de cerca de 3oo mil alunos nas IES privadas, mas um surgimento de mais de 100 IES no mesmo período. O desemprego e a diminuição da renda no país estão puxando os números de entrada de alunos para baixo e a captação e a retenção passaram a ser um desafio ainda maior para as instituições. Foi pensando em alternativas para lidar com esse cenário desafiador que o Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – UNIFEB decidiu repensar a sua estratégia de marketing e, assim, iniciar um caminho de recuperação na sua Instituição. “A equipe de marketing começou a ser desenhada no ano de 2017, com a chegada da nova Reitoria, que tomou posse em 2016. Antes desse momento vivíamos com certeza nossa pior crise, que, inevitavelmente, refletiu nas conversões de matrículas”, revelou o gerente de marketing da Instituição, Bruno Dias. Conforme o gerente de marketing do UNIFEB, os desafios enfrentados obrigaram a instituição a realizar vários cortes, para recuperação da saúde financeira do Centro Universitário, inclusive cortes no marketing. “Isso refletiu diretamente nos resultados. Em 2017.1 tivemos a pior captação”, comentou. Mudanças no mundo exigem mudanças institucionais. Foi partindo dessa perspectiva que o UNIFEB passou a vivenciar transformações que foram da comunicação e do marketing ao modelo pedagógico. Essas medidas, que ainda estão ocorrendo, tornaram possível a retomada do processo de captação de alunos. “Estamos passando por uma transformação de cultura na Instituição e sabemos que isso é um trabalho a longo prazo, mas não tenho dúvida em dizer que nesses três anos do trabalho da atual gestão nós avançamos talvez 20 anos, nos quais ficamos ‘parados’ no mercado”, comentou.

Novas estratégias

Em um mercado cada vez mais competitivo, repensar a estratégia de captação tendo em vista a realidade atual é uma máxima no mercado educacional. “É necessário também estruturar o marketing, colocando-o como pilar central nessa mudança cultural e organizacional”, pontuou o executivo de negócios da empresa CRM Educacional, Augusto Guimarães. Para ele, o desafio é ainda maior para instituições de pequeno porte. “É preciso se utilizar da vantagem do rápido poder de mudança e se estruturar de forma estratégica para fazer frente à concorrência, que também está cada vez mais profissionalizada”, disse. Augusto destacou como principal aspecto para que essa transformação seja possível o trabalho estratégico. “Vejo muitas instituições que ainda não possuem a cultura institucional que permita trabalhar de forma eficiente. Falta acesso a dados para tomar decisões importantes, falta tecnologia para auxiliar o profissional a desenvolver uma comunicação eficiente e muitas vezes falta planejamento para que as ações sejam feitas de forma programática”, explicou. Para uma verdadeira mudança institucional é necessário, ainda, conforme o especialista, investir em relacionamento. “O principal aspecto é relacionamento. Uma instituição de ensino que precisa ter mais eficiência na captação precisa elaborar estratégias eficientes de relacionamento que efetivamente contribuam para a tomada de decisão do candidato/lead em cada etapa do funil”, comentou.

Evento de Marketing Educacional aborda o assunto

Os desafios apontados pelo especialista, bem como o case do UNIFEB, serão abordados durante a palestra “Case UNIFEB: A efetividade no processo de conversão de candidatos”, no SADEBR 2019. “Apresentaremos de forma prática todos os passos que a equipe, junto com a instituição, trabalhou para alcançar êxito nas suas campanhas. Será uma oportunidade única para trocarmos experiências e contribuirmos compartilhando informações que, em alguns casos, levamos anos para aprender sozinhos”, adiantou.

Sobre o SADEBR

O SADEBR é um evento realizado com o apoio do SEMESP e dedicado exclusivamente a mantenedores, dirigentes, profissionais de comunicação, marketing e TI de instituições de Ensino. Em sua 12ª edição, em 2019, o SADEBR trará importantes indicadores sobre o mercado educacional nacional. Diante de uma realidade de retração de mercado no ensino presencial e uma crescente na EAD, essa edição especial focará em tecnologias, processos e práticas que são utilizadas para aumentar a competitividade das instituições de ensino. Dividido por regiões, o SADEBR Itinerante está levando a seis capitais do país o que há de mais atual sobre o marketing educacional. Já receberam o evento as cidades de Porto Alegre (20/03) e Belo Horizonte (09/04). Receberão o evento as cidades de Brasília (29/05); Curitiba (11/06); Fortaleza (13/08); e São Paulo (evento nacional, dias 24 e 25/09). Participarão das edições de 2019 do SADEBR, entre outros: Rodrigo Capelato, Diretor executivo do SEMESP; Glauson Mendes, curador do SADEBR; Bruna Del’Labon, consultora de marketing educacional; Maysa Simões, especialista em marketing para colégios; Luiz Simões, consultor de marketing educacional; César Figueiredo, booking manager da cantora Anitta; Augusto Guimarães e Bruno Dias, da CRM Educacional e da UNIFEB; além de atrações especiais. Saiba mais em sadebr.com.br.
Estratégia de marketing
Marketing
COMPARTILHE: