(11)96304-5200

NOTÍCIAS

Informações sobre tudo que rola no evento.

MIOPIA: Uma obra sobre o desenvolvimento de Cientistas da Permanência de Alunos

Após cerca de três décadas de atuação profissional e estudo profundo do segmento educacional, Glauson Mendes lançou a obra “Miopia”. O escritor tem atuado no segmento ao longo de todas essas décadas como empreendedor, curador, palestrante e consultor — em parcerias estabelecidas  com organizações educacionais, em especial com instituições de ensino superior privadas do Brasil.

Durante toda essa jornada, o autor da obra sempre esteve empenhado na atuação sobre o atendimento das necessidades que eram declaradas pelas IES, atreladas a maneiras criativas, sistêmicas, holísticas e harmoniosas para a resolução de problemas ou de demandas já existentes.

Para o curador da SADEBR, esta obra trata de mostrar vários “porquês”, antes de apresentar “como” e “os quês”, em relação à urgência de se atuar sobre o Acolhimento, a Permanência e o Sucesso dos Alunos, simultaneamente à Sustentabilidade das IES privadas do Brasil e ao Significado e Segurança de seus colaboradores.

“Se não harmonizarmos alunos, instituição e colaboradores em suas distintas naturezas, frequentemente a atuação será sobre os sintomas das necessidades, demandas ou problemas, e não sobre as suas causas-raiz — e aí a prática será semelhante a de enxugar gelo”, declarou o escritor. 

Um romance de ficção baseado em fatos foi o estilo literário escolhido por Mendes, que se propôs a mostrar um novo caminho possível sobre a atuação na permanência de alunos, diminuindo a evasão por meio do trabalho em equipe, da pesquisa, de métodos, processos e, principalmente, de uma cultura institucional que coloque o aluno no centro da estratégia.

“Atuo no presente sobre as decisões que foram tomadas no passado, buscando corrigir rotas ao novo futuro”, afirmou Mendes. Clique aqui para garantir o seu exemplar.


Confira a seguir alguns depoimentos sobre os leitores da obra:

"Encantador. Prático, com exemplos espetaculares. Nem está para mais, nem está para menos. Está no ponto. Pensado nos mínimos detalhes, atinge a linguagem do mantenedor."

Dra. Fátima Veras

Reitora da UNIFOR - Universidade de Fortaleza

"A obra de referência no Brasil, que traz conceitos teóricos muito bem fundamentados. Não conheço na bibliografia do ensino superior um trabalho tão consistente, fundamentado teoricamente e com um senso prático, com uma trilha de implementação de um processo de retenção do estudante. Um estilo de narrativa agradável que conciliou a discussão teórica com uma narrativa prática."

Prof. Fábio Reis

Diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp

"O livro é um convite ao repensar. Por meio de uma narrativa absolutamente típica de uma Instituição de Ensino Privada, há inúmeras contribuições sobre como podemos administrar uma Instituição de Ensino mais atualizada e geradora de impacto na vida dos estudantes, a partir de frameworks e insights extremamente úteis. É impossível não se identificar com os personagens atuando no dia a dia, o que nos ajuda a pensar em alternativas para o nosso cotidiano."

Prof. Taiguara Langrafe

Vice-Reitor da FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Presidente do Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privadas do Brasil – FinancIES 2022-2025

Assessoria de Imprensa
Retenção
COMPARTILHE: