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Evento educacional apresenta saída para instituições de ensino em cenário desafiador

Mesmo em um cenário pandêmico e de crise econômica nacional, cerca de 3,7 milhões de estudantes ingressaram em um curso de graduação, um crescimento de 0,9% de 2019 para 2020. As informações constam nos resultados do Censo da Educação Superior 2020, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o levantamento, existem 2.457 instituições de educação superior no Brasil. Dessas, 2.153 (87,6%) são privadas e 304 (12,4%), públicas. As instituições privadas registraram 3,2 milhões de ingressantes, o que corresponde a 86% do total. No período entre 2010 e 2020, a rede privada cresceu 89,8% - índice bem superior aos 10,7% da rede pública.

Os números indicam, especificamente no caso dos dirigentes educacionais, que se alargou a possibilidade de ambicionar a ampliação dos resultados de suas organizações. Para apoiar as IES a aumentar os seus ativos, com compartilhamento de práticas exitosas do segmento sobre Permanência e Marketing, que a SADEBR realizará a sua 13ª edição nacional do evento, nos dias 27 e 28 de setembro, no centro da capital paulista. Clique aqui para conferir a programação completa do evento.

Segundo Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, o cenário nacional aponta para a necessidade das IES repensarem suas estratégias. “O desemprego, tanto do estudante quanto de um membro da família, e a perda de renda estão fazendo os jovens postergarem a entrada no ensino superior. Isso traz uma característica importante: haverá, sim, uma queda de matrículas, mas haverá, também, um novo público, de olho no que está sendo ofertado e mais criterioso na hora de escolher onde investir na sua educação”, pontuou o palestrante confirmado para o evento.

Outro fator que preocupa as instituições público-privadas são os índices de evasão. Historicamente, o Brasil possui altas taxas de evasão. Segundo o último Censo do Ensino Superior, em 2020, com o agravamento da pandemia, o número de estudantes fora das universidades e faculdades aumentou de 30% em 2019 para 35,9% no ensino presencial em 2020; e de 35%, em 2019, para 40%, no ensino a distância.

Momento de se reinventar

Para Capelato, crises podem se caracterizar como grandes oportunidades. “É, na verdade, uma grande oportunidade para as Instituições Privadas mostrarem seus principais diferenciais e, assim, saírem na frente no mercado educacional. É isso que o SADEBR buscará falar na edição deste ano. Traremos pessoas que estão vivenciando esse mercado de crise para compartilhar experiências exitosas e apontar saídas em meio a esse cenário”, acrescentou.

Para o escritor e curador do evento, Glauson Mendes, o grande diferencial da edição nacional do SADEBR é o de reunir profissionais que compartilham do mesmo cenário e que estão dispostos a discutir e refletir sobre o tema da evasão. “É um evento focado em Gestão da Permanência. Falamos em captação, mas sob a ótica das restrições que a evasão causa na captação. O evento nacional também reunirá instituições em diversos níveis, com diferentes realidades e situadas em diversas partes do país, compartilhando experiências de marketing e permanência, em um evento com uma qualidade de conteúdo sem igual”, assegurou Mendes.

Por que participar da edição Nacional do SADEBR 2022?

De acordo com o curador do evento, essa é a principal característica do SADEBR Nacional, fazer deste evento uma grande oportunidade, também, de networking. “Esse é um evento exclusivo para gestores de instituições de ensino, pessoas que convivem, trabalham e têm os mesmos desafios, especialmente inseridos em um cenário tão desafiador. Pensamos em uma qualidade riquíssima de conteúdo. Todas as palestras que serão ministradas passaram por uma curadoria, para garantir que, de fato, tenham muito a contribuir com o mercado educacional do país”, completou Mendes.

O SADEBR é um evento dedicado exclusivamente amantenedores, dirigentes, profissionais de comunicação, marketing e TI deinstituições de Ensino.

Assessoria de Imprensa
Educação
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SADEBR Nacional
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