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9 tendências do Marketing Educacional para 2019

9 tendências do Marketing Educacional para 2019

Realizar um trabalho efetivo de Marketing Educacional é um constante desafio enfrentado pelas Instituições de Ensino Superior (IES), sobretudo em um cenário de marketing e de consumidores 5.0. Isso você já deve saber e vivenciar no dia a dia da sua Instituição, mas, nesse panorama, qual é a melhor estratégia de marketing educacional para a minha IES? Será que estou fazendo o melhor com os recursos que tenho?

Ter uma estratégia de marketing alinhada às tendências do mercado educacional é imprescindível para garantir assertividade nas ações planejadas por todos os setores da IES, do acadêmico ao comercial. O marketing precisa acompanhar o ritmo e as tendências cíclicas de mudança das características do mercado.

No marketing 5.0, o consumo passa a ser experiência. Para entender melhor esse cenário e descobrir como trabalhar, de forma efetiva, o marketing educacional em 2019, listei 9 dicas que poderão te dar uma luz nesse caminho.

Conheça e compreenda o seu público-alvo

Essa é uma dica básica para o marketing tradicional, mas que se encaixa muito bem quando se fala em marketing educacional. Pode não ser algo novo, mas saiba que não é incomum IES desenvolverem estratégias “antenadas” com o que há de mais atual, mas que não têm nada a ver com o seu público-alvo.

É necessário compreender que, muito mais do que realizar uma “transação financeira”, um consumidor 5.0 representa um novo público, que busca uma relação próxima com a empresa na qual ele pretende adquirir algum produto. Esse consumidor espera muito mais do que adquirir algo, ele espera construir um relacionamento.

Então, antes de tudo, volte a atenção para o seu público. Veja se ele mudou. Busque falar a língua do seu público. A partir dessa delimitação você poderá, de forma efetiva, aplicar na sua estratégia todas as tendências de marketing para 2019 que listarei a seguir.

 

Use e abuse da tecnologia a seu favor

O desenvolvimento de recursos tecnológicos, como aplicativos e softwares, se mostra como uma tendência favorável às estratégias de marketing das IES em 2019. Isso porque a tecnologia, quando bem empregada, agrega ainda mais valor ao marketing das IES, demonstrando que os gestores permanecem atualizados, mesmo após anos dentro desse mercado.

Aplicativos, ações digitais de marketing que promovam o engajamento e o investimento em soluções online são algumas possibilidades. Nesse sentido, uma grande tendência para 2019 é o aumento das pesquisas por voz. Segundo o Google, 1/3 das 3,5 bilhões de pesquisas feitas diariamente são realizadas por comandos de voz. Por isso, direcione seus esforços para otimizar o seu site e estar no foco das pesquisas do seu público-alvo.

 

Valorize e seja autêntico com seu público

Conheça o seu público, use recursos atuais e tecnológicos para se comunicar com ele, mas não deixe de valorizar a sua atenção. Em um passado recente, a presença no mundo digital era considerada um diferencial. Hoje, apenas essa presença não é o suficiente. É preciso atrair, converter e, talvez o mais importante, manter esse público.

Segundo pesquisa, a autenticidade é um dos fatores mais importantes em uma marca para 86% dos consumidores.  Com estratégias bem planejadas, o marketing digital pode transformar buscadores de informações em clientes e torná-los advogados da sua marca. Por meio de ferramentas é possível criar um relacionamento com esse público, atraí-lo, nutri-lo com informações do seu interesse e, assim, fidelizá-lo.

 

 

 

Invista em conteúdo de qualidade

A sua IES tem muito a dizer, então não se limite à produção de comunicados simples. Ofereça conteúdos de qualidade, fale sobre os interesses do seu público e mostre a ele por que sua IES é diferenciada. Um bom título atrai o público, mas um bom conteúdo pode fisgá-lo.

Construa personas e entenda sobre o que o seu público quer falar, quais as suas necessidades. O conteúdo digital da sua empresa precisa se desdobrar em suas mídias, gerando relacionamento. Por incrível que pareça, em uma era na qual as pessoas escolhem o que vão ler e pulam os anúncios, pesquisas revelam que textos longos serão valorizados não apenas em blogs, mas também em redes sociais. Nesse contexto, repense suas estratégias de marketing educacional em 2019 e busque qualidade nos seus conteúdos!

 

Storytelling na sua estratégia de marketing

Conte histórias e utilize personagens da sua Instituição para credibilizá-las. Em 2019, o público digital está em busca, cada vez mais, de autenticidade. E na sua IES, com certeza, existem diversas histórias a serem contadas. Muito mais do que um relato da vida dos seus estudantes, docentes e funcionários, elas contam a história da sua Instituição e a credibilizam.

Aposte na criação de conteúdos humanizados nas suas redes sociais, blogs, canais, etc. Dentre as tendências de marketing educacional esperadas para 2019 está o crescimento do marketing de influência, que é gerado pelo “boca a boca”, seja por digital influencers, seja pelos “advogados” da sua marca, seu público fiel. A confiança e a humanização são a base dessa tendência. Aposte nisso!

 

Aposte em vídeos e interatividade

Séries de vídeos com continuidade em diversos canais de comunicação (começando na TV, por exemplo, e seguindo para as redes sociais) podem ser boas estratégias para atrair a atenção do seu público-alvo. Estudos apontam que conteúdos em vídeo e interativos tendem a prender mais a atenção do leitor do que quando são estáticos.

Além dos vídeos, a interatividade pode ser aplicada em textos, gráficos, imagens, com botões que permitam que o leitor clique e navegue como quiser. Lembre-se: no marketing 5.0 o relacionamento é o que conta. Então permita ao seu público descobrir o que procura interagindo com você.

 

Fique alerta para os micro-momentos

Em 2019, o esperado é que os micro-momentos se intensifiquem. Tudo está muito mais rápido e deixar para publicar aquele meme que está em alta hoje daqui a dois dias pode te tirar da “onda do momento”. A conectividade cada vez maior exige das IES ainda mais atenção quanto ao comportamento do consumidor.

De acordo com o Google, cada pessoa passa, em média, por 150 micro-momentos durante um dia. Segundo a empresa, existem 4 micro-momentos: eu quero saber; eu quero ir; eu quero fazer; eu quero comprar. Descubra em qual micro-momento sua IES se encaixa e aproveite essa tendência para planejar sua estratégia de marketing educacional em 2019.

 

Invista em comunicação pelo Whatsapp

Não é novidade que o Whatsapp veio pra ficar. E, em 2019, a expectativa é de que ele se transforme em uma importante plataforma de anúncios. Em novembro do ano passado vimos o anúncio de que ads serão incorporados ao aplicativo. Então essa, com certeza, deverá se tornar uma ferramenta popular para esse fim em 2019.

Incentive sua IES a falar por essa ferramenta. Coordenadores podem ser replicadores de conteúdo pelo Whatsapp para alunos, e assim por diante. Inclua o Whatsapp dentro da sua estratégia de marketing educacional e fique de olho no que essa ferramenta reserva para 2019.

 

Aposte em estratégias integradas de marketing

Pensar em um marketing institucional isoladamente é acreditar que dá para vender algo sem a certeza de que isso vai funcionar. Todas essas estratégias poderão destacar sua instituição, mas, ao ter contato com os demais setores, é necessário que sua IES esteja com o pensamento e a comunicação afinada.

Integre o marketing com o seu comercial; trate a área de eventos como um diferencial; invista em criatividade e inovação nas suas peças; utilize as redes sociais para concretizar tudo isso. E, além de refinar o seu marketing, leve suas ideias para os demais departamentos e faça do marketing tradicional, que apenas dá suporte à Instituição, um setor estratégico, que consiga integrar a sua IES e te fornecer resultados efetivos.

 

Conclusão

Não adianta fazer nada se você não conhece nem compreende o seu público;

– A tecnologia é sua grande aliada. Utilize-a a seu favor;

– Autenticidade é a palavra para 2019. Mostre verdade e conquiste o seu público;

– Qualidade: esse é o principal investimento;

– Conte as histórias de quem faz sua IES acontecer! Eles irão contar a sua história em contrapartida e te ajudar a construir uma imagem de credibilidade;

– Invista na produção de vídeos e em interatividade;

– Nunca perca o timing;

– Fique atento ao Whatsapp e o insira em sua estratégia de marketing;

– Aposte no marketing integrado.

 

Ficou claro que as tendências esperadas para o marketing educacional em 2019 vão exigir muito da sua IES, não é verdade? Não deixe sua estratégia de marketing de lado! Invista em atualização para o desenvolvimento de uma campanha de qualidade e alcance resultados efetivos!

Para saber mais sobre o assunto, participar do SADEBR 2019. Neste evento, vamos tratar do tema “Questionando a Efetividade do Marketing Educacional”. Compartilhando cases de sucesso, vamos te mostrar a diferença que tudo isso fará na sua estratégia de marketing para o ano de 2019.

 

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  1. Glauson Mendes

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    Editor(a) do Blog SADEBR

    Glauson Mendes possui vasta experiência em planejamento e gestão em marketing educacional, com experiência de 30 anos em instituições de ensino. Líder e Especialista em Marketing Educacional, atuou como Diretor de Marketing no maior e melhor Centro Universitário Privado de João Pessoa, o Unipê, onde, por seis anos atuou e transformou o mercado educacional local, mais do que duplicando o número de alunos daquela Instituição. Glauson Mendes é o curador do maior e mais esperado evento de Marketing Educacional do Brasil, o SADEBR.