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Estratégia de Comunicação: Por que ter uma assessoria de imprensa na minha IES?

Estratégia de Comunicação: Por que ter uma assessoria de imprensa na minha IES?

Colocar a sua marca no TOP 10 do ranking das empresas mais lembradas na sua área é o desejo de todo gestor, seja de empresas de pequeno, médio ou grande porte. Isso não é diferente quando falamos das Instituições de Ensino Superior (IES). E uma das ferramentas que podem tornar isso possível é uma boa assessoria de imprensa em uma estratégia de comunicação bem planejada.

Mais do que a palavra-chave, quando o assunto é potencializar a imagem da sua IES, as ações de Assessoria de Imprensa é aquilo que fará, a diferença para o seu cliente, desde o momento em que ele conhecer a sua IES até quando ele decidir adquirir o seu produto. Além disso, você sabia que uma política de comunicação estruturada também é um requisito indispensável para garantir uma boa avaliação do Ministério da Educação (MEC)?

Como alguém chegará até você se não souber o que você oferece? Como você conseguirá clientes fiéis se não se comunicar bem, envolvendo o seu público nas causas em que você acredita? Como você mostrará sua relevância dentro e fora da Instituição, não só atendendo aos requisitos do MEC, mas desenvolvendo um trabalho efetivo e socialmente relevante? Essa divulgação pode ser realizada de diversas formas e, sem dúvidas, uma das mais eficazes é a Assessoria de Imprensa.

 

O que faz uma assessoria de imprensa?

A Assessoria de Imprensa é um serviço inserido dentro de sua estratégia de Marketing Educacional. Ela é a responsável por inserir sua IES na mídia por meio de um planejamento estratégico de assuntos (pautas) que envolvem ou acontecem na sua Instituição e que poderão ser relevantes para a imprensa (por exemplo: atendimentos ofertados à população; causas nas quais você se engaja; esportes; entre outros).

Após esse levantamento, o assessor de imprensa escreverá releases e os oferecerá como pautas para a imprensa, possibilitando a inserção espontânea da sua IES na mídia local e até nacional, dependendo da relevância do assunto.

Diferentemente da publicidade tradicional, o serviço de assessoria não envolve custo adicional. Isso implica em dizer que o nome da sua empresa estará atrelado, gratuitamente, a assuntos relevantes para a imprensa, e, consequentemente, para a sociedade, o que agregará ainda mais valor para a sua marca e potencializará a efetividade do seu marketing estratégico. Além de garantir que isso aconteça, o assessor de imprensa ainda irá mensurar o ROI (Return on Investiment) gerado pela mídia espontânea da sua IES.

Ainda não possui esse serviço na sua Instituição? Então veja três razões para implantar uma Assessoria de Imprensa na sua IES o quanto antes!

 

Inserção em diversas mídias

Estamos na era do marketing 5.0, na qual as pessoas esperam a construção de relacionamentos em cima de um fator essencial: a autenticidade. Nesse cenário, a inserção da Assessoria de Imprensa no seu planejamento estratégico de marketing possibilitará que a sua relevância aumente cada vez mais.

Jornais, revistas, rádio, televisão, portais, redes sociais… Por meio da AI, além da inserção da sua IES em pautas dos meios tradicionais de comunicação, a internet também será alvo das suas ações. Cito as redes sociais aqui porque nem só de meme vivem essas mídias. Produzir um bom conteúdo por meio do trabalho da Assessoria de Imprensa poderá render bons frutos também nas redes, fortalecendo a relação consumidor-marca e promovendo ainda mais engajamento.

Segundo pesquisa da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, a internet está atrás apenas da TV com relação aos meios de busca de informação na atualidade. Por meio da Assessoria de Imprensa sua presença poderá ser cada vez mais constante, efetiva e estratégica nesse canal, pois a mídia sempre irá existir, prevalecer e opinar, mas cabe à Assessoria de Imprensa direcionar as pautas, buscando atrelar sempre a Instituição aos assuntos do seu interesse e coibindo atitudes que possam fragilizá-la.

 

Administração da imagem institucional

Muito mais que compartilhar informações, a Assessoria de Imprensa é estratégica para as IES porque é por meio dela que é construída uma boa imagem institucional. E uma boa comunicação interna e externa não é boa apenas aos olhos do público, mas também no olhar do MEC, que vê, por meio desse trabalho, o impacto e a relevância da Instituição no meio social. Isso, com certeza, dará pontos extras para a sua IES.

Além disso, a AI ainda é responsável por evitar e gerenciar crises externas. Mesmo nas empresas mais transparentes e sérias, crises podem ocorrer pelos mais diversos motivos, sobretudo nos tempos atuais, em que mais de 50% da população tem acesso à internet.

Por meio da Assessoria de Imprensa, a sua IES se resguarda para se posicionar assertivamente em momentos de crise, evitando posicionamentos que possam colocar em risco toda a imagem construída através dos anos por sua equipe de Marketing Educacional.

 

Potencialização da sua força no mercado

Por incrível que pareça, um trabalho de mídia assertivo pode colocar a sua IES como referência no mercado educacional. Por meio da Assessoria de Imprensa, você conseguirá estar, estrategicamente, posicionado em assuntos de relevância, bem como pautar a mídia em assuntos importantes nos quais sua IES possa estar inserida.

Isso tudo será possível por meio da figura do assessor de imprensa. Um profissional capacitado que saberá, da melhor forma, abordar, conduzir, noticiar, ser sociável, que terá contatos e saberá agir com rapidez, ética e clareza, diferenciando oportunidades implícitas de grandes crises, ampliando o capital social da IES e reforçando a sua marca na região.

Será esse mesmo profissional que construirá uma lista de profissionais relevantes da sua IES, estreitando os seus laços com a mídia e se mostrando uma fonte confiável e aberta a colaborar com a imprensa. Ele tornará sua IES uma fonte confiável, de credibilidade, para dar declarações em matérias e conceder entrevistas.

Esses são apenas alguns dos motivos que explicitam a importância da Assessoria de Imprensa para as instituições de ensino. Somente agregando credibilidade à imagem da sua IES você poderá transformar o seu negócio em notícia, acompanhando o público que está cada vez mais informado, exigente e atento a tudo o que acontece. Essa é uma das chaves para a construção da relevância da sua marca.

Não sabe por onde começar? Então, participe da Edição Nacional do SADEBR e fique por dentro das novidades do mercado educacional.

 

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  1. Suzana Diniz

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    Editor(a) do Blog SADEBR

    Consultora de Marketing que atua há quase 15 anos no segmento de serviços educacionais, operando em âmbito nacional nas mantenedoras de universidades brasileiras de referência.