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Captação nas mídias sociais: o que seus clientes – prospects procuram?

Captação nas mídias sociais: o que seus clientes – prospects procuram?

Você já deve estar cansado de ouvir que sua Instituição de Ensino deve estar presente e ser ativa nas mídias sociais. Além disso, já deve ter lido, inclusive neste blog, a importância disso no estabelecimento de relacionamento com seus clientes/prospects. Está bem clara a importância de incluir as mídias sociais na sua estratégia de marketing digital, mas você sabe o que o seu público/prospect está procurando?

Como o próprio nome diz, as mídias sociais são espaços sociais de relacionamento. Lá, o público não espera especificamente realizar uma compra, por isso não deve ser visto por você como um espaço apenas de venda. Contudo, trabalhando os seus potenciais da maneira certa, você pode alcançar resultados incríveis. E quando falo em resultados digo não apenas na captação de alunos, mas também no fortalecimento da sua marca.

Quer saber como fazer isso? Então continue lendo este post que trarei valiosas dicas para você passar a, de uma vez por todas, trabalhar as suas mídias sociais de forma assertiva, atendendo às expectativas dos seus clientes e prospects. Ah, e da maneira certa, ok?

 

Defina onde o seu público está e tenha foco

São inúmeras as opções de mídias sociais disponíveis, contudo isso não implica em dizer que você deverá estar presente em todas elas. Seja objetivo! Defina onde o seu público está e tenha foco, pois não adianta investir esforços desnecessários onde você não terá resultado. Isso implicará em dinheiro da sua estratégia de marketing digital jogado fora!

Quando falo em definir onde o seu público está é realmente realizar um trabalho investigativo. Ver onde eles estão com mais frequência, quais os seus interesses, como eles gostam de se relacionar com você…

Por exemplo: se você oferta cursos de pós-graduação, então talvez o LinkedIn seja uma mídia social interessante para você estar, já que esta é uma rede social voltada a oportunidades profissionais. Já se você tem um público mais jovem, aposte em redes sociais como o Instagram (Segundo pesquisas, 67% dos usuários desta rede têm entre 18 e 35 anos)

Diferentemente de um contato pessoal, as mídias sociais não transmitem a mesma receptividade facilmente. Estabeleça estratégias para falar com o seu público, veja como ele se comunica, sobre o que ele fala, o que lhe interessa. Assim como nas amizades, o relacionamento da sua Instituição com o seu público precisa ser de confiança.

 

Saiba os interesses do seu público e seja relevante

Esteja presente nas mídias sociais com qualidade. Conteúdo é rei!

Você já se pegou seguindo uma página sem conteúdo, que não te acrescenta em nada e com a qual você não tem nenhuma identificação? Se você se depara com uma situação dessas, qual a sua primeira reação? Deixar de seguir, correto? Coloque-se no lugar do seu aluno e aposte em conteúdo de qualidade e do seu interesse.

Sem conteúdo de qualidade, você não conseguirá fidelizar nem os seus alunos, quanto mais atrair novos. Conheça os seus alunos, procure atender aos seus anseios, forneça informações relevantes para que ele se interesse por você.

Utilize o seu público para entender o seu comportamento. Faça enquetes, proponha posts participativos, monitore e avalie o que interessa os seus alunos. Apesar das mídias sociais serem canais oficiais, a linguagem e o conteúdo precisam seguir cada uma das necessidades especificas das mídias.

Não polua seu feed com conteúdos desinteressantes. Esteja atento ao que está sendo falado por seu público, esteja sempre à frente, proponha ações de engajamento, vire amigo dos seus seguidores. Só assim você conseguirá estabelecer uma relação de confiança em suas mídias sociais.

 

Engaje melhor os seus alunos

Utilizando as mídias sociais, você pode estabelecer um engajamento dos seus alunos dentro e fora da sala de aula. Isso te dará a oportunidade de criar uma comunidade sustentável online da sua Instituição, aproximando os interesses de pessoas diferentes entre si.

Isso só é possível dentro de uma estratégia que propulsione o engajamento do seu público. Compartilhe histórias da sua Instituição e faça perguntas sobre as experiências vividas pelo seu público.

Lembre-se sempre: RELACIONAMENTO. Esta é a palavra-chave. Você precisa incentivar um diálogo com seus seguidores, tanto seu com eles quanto deles entre si.

Além de estimular o interesse do seu público, isso aumentará o seu capital social, ao permitir que os seguidores compartilhem entre si experiências exitosas com sua Instituição.

 

Lembre-se: mídias sociais não são canais de venda

Muitos são os esforços que deverão ser dirimidos para que você alcance todos os objetivos que estou listando neste post. Isso, contudo, não pode te desfocar. Uma dica preciosa nesse sentido é a seguinte: identifique o timming certo para falar de matrículas.

Mantenha, sempre que possível um constante relacionamento com seus clientes e prospects. Responda ao SAC, esteja atendo aos seus directs. Somente desta forma será possível identificar o momento ideal em que o seu seguidor estará preparado para receber uma proposta.

Lembre-se: todo o trabalho desenvolvido nas mídias sociais tem como objetivo chegar a este momento. Busque conduzi-lo da melhor forma!

 

Mensure os seus resultados

A única forma de alcançar resultados eficientes online é acompanhando as suas estratégias, porque não tem sentido estar apenas presente nas mídias sociais sem conversão. Cada ação executada nas redes precisa ser monitorada e avaliada para que você compreenda o que funciona e o que não funciona, aprimorando, assim, o que for necessário.

A mensuração possibilitará a determinação da melhor linguagem e conteúdo para o seu público, garantindo investimentos assertivos na sua estratégia de marketing digital.

Ainda por meio da mensuração e monitoramento dos seus resultados, é possível identificar o seu ROI e o seu ROAS.

Uma rápida explicação:

ROI: Returno on Investment – Retorno Sobre Investimento, em português – é uma métrica, ou seja, um dos indicadores do Marketing Digital que mostra o retorno que você obteve nas suas campanhas on-line pagas e não pagas.

ROAS: Return on Advertising Spend mede o retorno vindo especificamente de publicidade, ou seja, é um ROI apenas de campanhas pagas.

 

Acredite, o retorno é garantido!

Pode parecer bem trabalhoso – e realmente é – trabalhar as mídias sociais na sua estratégia de marketing educacional. As plataformas digitais são cheias de especificidades e requerem um esforço concentrado, contudo elas são bastante eficientes no processo de relacionamento e captação de clientes. Por meio das mídias sociais, um leque de oportunidades é aberto para as IES se aproximarem do seu público-alvo, caso exploradas de forma correta.

A única forma de trabalhar isso bem é por meio de uma estratégia de marketing bem definida.

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    Editor(a) do Blog SADEBR

    Especialista em Marketing Educacional e em Gestão da Comunicação e Mídias Sociais, com 10 anos de experiência em instituições de ensino superior. E consultora na empresa SADEBR