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Como estruturar o marketing e a captação de alunos para colégios?

Como estruturar o marketing e a captação de alunos para colégios?

Imagem, tradição e resultados são três pilares que, até pouco tempo, foram os únicos aspectos fundamentais e decisivos no momento da escolha da “escola ideal”. Esse cenário, contudo, sofreu mudanças impactantes nos últimos anos, motivo pelo qual os colégios precisam se reinventar para continuarem sendo competitivos no mercado.

Você já pensou no que está atraindo as famílias para matricularem os seus filhos no seu colégio? Como está sendo feita essa escolha? Os pais continuam sendo os únicos influenciadores nesse processo? Quais os seus principais diferenciais? Como sua estratégia de captação de alunos está avaliando essas questões?

As escolas particulares passaram a lidar de frente com esses desafios no seu processo de captação de alunos. Por esse motivo, se atualizar é um primeiro caminho e, neste blog post, te dou 4 informações estratégicas que te ajudarão a dar a volta por cima nesta mudança de rumo da captação de alunos por parte dos colégios.

 

Conheça o marketing e a sua importância

O marketing é a estratégia central que coordena a relação entre a sua escola e os seus clientes. É o marketing educacional que identificará e definirá questões como: área de atuação, produtos oferecidos, preço cobrado, ofertas, campanhas, estratégias de captação e retenção, posicionamento de mercado e muito mais…

No caso de uma escola privada, é por meio da estratégia de marketing que deverão ser definidos aspectos como: propaganda, “extras” – bolsas, diferenciais, valores de mensalidade, foco de captação por área, dentre outros.

O marketing estratégico é fundamental para a sobrevivência das empresas dos mais diversos setores. Seja para reforçar a marca, atrair novos públicos, manter o envolvimento dos alunos, garantir estratégia ou sustentabilidade financeira, o marketing também passou a ser fundamental para os colégios.

 

Quais as particularidades do marketing para colégios?

Não diferente de outros tipos de estratégias, o marketing estratégico para colégios trabalha fatores e variáveis fundamentais, contudo específicos. No caso das escolas, por exemplo, é necessário entender questões como concorrência de mercado, público semelhante ou mesmo estratégias de ensino similares.

Um ponto fundamental a ser trabalhado pelo marketing dos colégios são os diferenciais estratégicos. Seja o ensino inovador, a tecnologia, a oferta de atividades extraclasse diferenciadas ou aprendizados, como atividades culturais, por exemplo. Isso precisa ser enaltecido e fazer sua marca se tornar referência em um mercado altamente competitivo.

Cabe ao marketing, junto ao gestor, buscar pontos fortes que farão a diferença. Da mesma forma, é o marketing estratégico que irá propor novos investimentos por meio da avaliação de indicadores do mercado educacional. É preciso estar atendo às tendências para estar sempre um passo à frente da concorrência, e o marketing é um setor fundamental nesse processo.

 

Dicas: Mude sua captação investindo em marketing

Agora que você já entendeu o que é o marketing para colégios e qual a sua importância nesse cenário, vou te dar algumas dicas de como aplicar isso na sua escola:

– Defina e deixe clara a sua missão e os seus valores – isso ainda é fundamental no ato da escolha por parte dos pais. Coloque isso como foco nas suas campanhas. Invista em campanhas com seus alunos e as suas famílias, utilizando-as nesse processo. Engaje e mostre que, mais que palavras, sua missão e valores são vividos e respirados no seu colégio;

– Descubra os anseios do mercado – identifique o seu público-alvo, entenda seus sentimentos, preocupações. Conheça o seu mercado para atender exatamente o que ele deseja. Isso vai te possibilitar oferecer cursos extras, bolsas de incentivo, descontos, gincanas, entre outras estratégias. Estar de olho no hoje pode projetar estrategicamente o seu futuro. Seja estratégico;

– Enalteça os seus diferenciais – deixar a sua marca no mercado por meio de ações diferenciadas, de fato, são estratégicas impactantes na hora de potencializar a captação de alunos para colégios;

– Comunique-se – use e abuse dos meios de comunicação, seja para novos ou atuais alunos. Garantindo que tudo esteja bem dentro do seu escopo de trabalho esperado – qualidade de ensino, diferenciais, etc – comunique isso bem e use e abuse de recursos tecnológicos nesse processo;

– Invista no “boca a boca” – quais os pais que não perguntam a amigos ou conhecidos referências antes de “entregarem” a educação escolar dos seus filhos nas mãos de uma escola? Deixe uma boa marca logo na primeira impressão e assegure isso no decorrer do ano. Tenha uma equipe coesa e comprometida. Coloque o marketing em todos os processos de forma integrada e alcance esse objetivo com êxito;

– Organize eventos – insira os pais na realidade do colégio por meio de eventos e campanhas. A família precisa ser ativamente participante no processo de aprendizado do seu aluno. Crie estratégias nesse sentido e potencialize a sua marca interna e externamente. Essa estratégia te ajudará a garantir uma captação e também uma retenção de qualidade.

 

Invista em Marketing Digital

Uma das estratégias que não deve ser ignorada é a do marketing digital. É preciso identificar os estágios de evolução da sua Instituição e garantir uma presença desde o primeiro contato dos pais com a escola até a matrícula e, no decorrer do curso, garantir que o que foi “vendido” foi realmente “comprado”.

Uma estratégia interessante para manter isso em dia é investindo em marketing digital. Redes sociais e, sobretudo, uma estratégia de Inbound Marketing poderão fazer a diferença. Produza conteúdos de qualidade que tragam informações sobre a educação nos mais diversos estágios e dispare isso rotineiramente para a sua base de leads. Garanta que seu colégio seja mais que uma instituição de ensino, mas seja referência quando o assunto é a educação.

Solidificando sua imagem por meio de uma presença constante e com conteúdos de qualidade no meio digital, sua marca passará a ser facilmente lembrada quando o assunto for referência de ensino.

Quer saber mais sobre Inbound Marketing? Então confira 10 estratégias que te farão aumentar a sua captação de alunos utilizando dicas como estágios de funil e réguas de inbound marketing.

CONCLUSÃO

É preciso enxergar marketing como uma visão estratégica, uma cultura organizacional, que vai além de propaganda, publicidade, anúncios e redes sociais. O marketing precisa fazer parte da sua estratégia desde a concepção até a sua efetiva aplicação e isso só será possível por meio de uma mudança institucional estratégica. Lembre-se:

– O marketing passou a ser fundamental para os colégios

– Nesse ambiente, ele analisa fatores centrais, transformando-os em forças estratégicas;

– Sua captação pode se transformar completamente por meio de investimento em marketing;

– Jamais ignore o marketing digital, pelo contrário, utilize essa estratégia a seu favor.

 

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    Editor(a) do Blog SADEBR

    Especialista em Marketing Educacional e em Gestão da Comunicação e Mídias Sociais, com 10 anos de experiência em instituições de ensino superior.