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Marketing Educacional: Por que e como investir em mídia offline?

Marketing Educacional: Por que e como investir em mídia offline?

Eu imagino que, ao ler o título deste post, você deva ter se perguntado: mídia offline, em plena Era Digital? Mas por quê? É exatamente sobre isso que eu gostaria de falar com vocês hoje. Estamos vivendo em tempos nos quais é praticamente impossível viver sem a internet, motivo pelo qual as empresas estão migrando para as plataformas online. O que, em contraponto, eu tenho observado é uma falsa ideia de que, nesse cenário, a mídia offline está prestes a acabar. Isso é um equívoco. Continue lendo este post que te explicarei o porquê.

De fato, investir em mídia digital é fundamental para qualquer negócio que procura elevar o reconhecimento da marca e aumentar as suas vendas. Barata, direcionada, mensurável e ágil, a mídia digital tem uma importância extrema nas estratégias de divulgação das IES, contudo, existem aspectos em que a mídia offline puxa os números a seu favor.

Veja 5 dicas que te farão compreender por que é imprescindível você colocar a mídia offline na sua estratégia de marketing e como você deve fazer esse investimento.

 

Mais retorno em situações específicas

Eventos são situações claras nas quais se observa um retorno mais efetivo com a mídia offline. Isso acontece porque o público local está vivenciando uma situação real, motivo pelo qual acaba mais propenso a receber coisas físicas de publicidade, como panfletos, informativos ou brindes.

Outro clássico exemplo é a “degustação de produtos”. Muitas pessoas ainda têm certa resistência em fazer compras online. Isso porque, embora esse tipo de compra tenha inúmeras facilidades, um fator ainda é decisivo nesses casos: a possibilidade de experimentar. Então ações que possibilitem às pessoas o contato direto com sua oferta, como a entrega de panfletos, distribuição de cupons e brindes, trazem retornos expressivos para a sua estratégia de marketing.

A mídia offline também consegue fazer a diferença quando falamos de posicionamento de marca. Embora tenha algumas diferenças de mensuração, por exemplo, em relação ao digital, essa mídia tradicional tem algo muito forte: credibilidade. Principalmente no Brasil, a TV e o rádio ainda têm um bom alcance e atingem grande parte da população de forma eficaz. Para se ter uma ideia, segundo dados do IBGE, em 96,7% dos 70,4 milhões de domicílios do país têm aparelho de televisão.

 

Fatia de quase 25% do mercado

Segundo o IBGE, 74,9% dos domicílios brasileiros usam a internet. Isso implica em dizer que 25,1% não têm acesso a essa plataforma em casa. Assim, cria-se um ambiente de bastante oportunidade para as marcas que decidem investir nas mídias tradicionais. Isso abordando apenas esse aspecto do mercado.

Se formos observar ao nosso redor, quando estamos voltando para casa do trabalho, parados no semáforo e olhando pela janela, vemos uma mídia offline. Quando você está no trânsito e liga o rádio, você acaba sendo impactado por alguma propaganda. Quando você assiste a programas de TV, normalmente tem diversos comerciais, que também te impactam. Ou mesmo quando você está em uma sala de espera de consultório médico, lá temos revistas, outra mídia offline. Basicamente isso tudo deixa claro que nós somos o tempo todo impactados pela comunicação offline.

Aliado à sua estratégia de marketing digital, um bom planejamento de mídia offline pode fazer a diferença. Nesse sentido, é fundamental ter boas estratégias, planejamento e escolher bem meios e veículos para ser assertivo e atingir o seu público-alvo.

 

 

CUIDADO! Não siga em frente sem essas dicas!

Entendi a importância da mídia offline para a minha estratégia de marketing, então vou garantir minha presença logo em todos os meios. CALMA, não é bem assim! A principal dica para o sucesso de uma campanha de marketing offline, primeiramente, é ter conhecimento claro do seu público-alvo. Sem isso, todas as ações podem ser em vão, já que as mídia offline não possuem um poder de segmentação grande e específico como as mídias online.

Após conhecer bem o seu público, busque compreender de que forma você poderá alcançá-lo para investir, com sabedoria, sua verba de mídia offline. Há quem diga quem os custos do marketing em mídia offline são muito altos. Se pensarmos em 30 segundos no horário nobre da Globo, de fato, é realmente um investimento alto. Mas é possível pensar em ações com custo-benefício que caiba no bolso de pequenas e médias Instituições.

Para lançar uma nova campanha, fortalecer sua marca ou reposicioná-la é necessário ter muito mais do que um VT e verba aprovada, é preciso saber quando divulgar, onde e para quem. Analisar cada aspecto do seu público e o que ele consome pode ajudá-lo no processo de definição de orçamento e em qual mídia investir.

 

Já entendi a importância, agora como devo definir minha verba em mídia offline?

Agora que você entendeu a importância da mídia offline, chegou a hora de falarmos um pouco sobre as formas de fazer isso. Para definir minha mídia, primeiramente, eu preciso conhecer o meu público, como comentei anteriormente. Após esse passo, é preciso definir o valor de cada investimento, tomando por base sua verba disponível e suas prioridades de divulgação, como TV, rádio, outdoors, etc. O ideal é segmentar por aqueles que irão te dar mais assertividade junto ao seu público-alvo (por isso definir seu público e conhecê-lo é tão importante).

Ainda é preciso compreender que o investimento em mídia não é linear durante todo o ano, por isso é necessário inserir os investimentos em mídia offline no seu planejamento de verba anual de Marketing. Ao organizarmos esse fluxo, potencializamos a verba investida e aproveitamos os principais picos. Dessa forma, é possível ter resultados muito melhores com relação às compras emergenciais.

Ainda nesse aspecto, o relacionamento direto com as empresas de comunicação é outro fator fundamental. A partir desse relacionamento, se torna possível a segmentação dos melhores horários e a identificação de boas oportunidades para potencializar seu investimento em mídia offline. Outra dica é acompanhar os indicadores do mercado educacional no momento do seu planejamento de campanha.

 

Associe o digital com o offline

Essa é uma dica de ouro e bem atual. Nos tempos atuais, podemos até dizer que as mídia offline são mais imprescindíveis do que nunca e uma forma que elas encontraram de se reinventar foi se associarem com o digital. A dinâmica é basicamente essa: você pode utilizar meios digitais, como as redes sociais ou ferramentas específicas, para definir a geolocalização do seu público-alvo e, assim ser mais estratégico em seu planejamento de marketing educacional.

Ainda é possível saber o raio de influência de um outdoor, medir o mapa de calor e identificar os melhores horários para realização de ações, entre outros. As possibilidades são inúmeras e novas soluções surgem a cada minuto. Podemos afirmar, uma coisa, sem medo: a integração das mídias é uma realidade e planejar sua estratégia de marketing dentro dessa perspectiva pode garantir a eficiência das suas ações.

 

Conclusão

Não há dúvidas de que os investimentos em mídia offline continuam extremamente importantes e devem ter um espaço prioritário dentro da sua estratégia de marketing. Seu planejamento de marketing deverá incluir estratégias em diversas frentes para ser assertivo e eficaz, por isso se manter atualizado com as tendências e compreender os caminhos do seu público-alvo é imprescindível para o sucesso da sua estratégia.

 

Gostou do post? Para saber mais sobre esse e outros assuntos participe da Edição Nacional do SADEBR.

 

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    Editor(a) do Blog SADEBR

    Especialista em Marketing Educacional há mais de 10 anos, atuando na construção e gerenciamento de marca e todo planejamento de campanha publicitária de mídia offline.