Você já pensou em como seria incrível estar preparado para as mudanças mercadológicas que estão por vir em 2020 no mercado educacional privado? Sabendo essas informações com antecedência, você poderia repensar suas estratégias e ser bem assertivo, não concorda? Foi pensando nisso que o SADEBR promoveu uma mesa-redonda com o renomado jornalista William Waack e o diretor executivo do SEMESP, Rodrigo Capelato durante a edição nacional do principal evento de marketing educacional do Brasil, o SADEBR 2019.
Na oportunidade, o Capelato compartilhou com os participantes os principais indicadores de matrículas, evasões, cursos em alta e baixa, inadimplência, entre outros. Informações fundamentais para profissionais de instituições se planejarem para 2020, discutindo a realidade das mais diversas regiões brasileiras. De forma crítica, Capelato fez uma análise de como a educação está sendo encarada no Brasil.
“Se queremos um país desenvolvido, nós não iremos conseguir isso com 80% da população longe do ensino superior, temos países vizinhos aqui da América latina com indicadores muito melhores do que os nossos”, comentou, durante sua análise do mercado educacional.
Entrevista com o Waack
Após explanar dados inéditos para 2020, Capelato fez um momento de bate-papo com o William Waack, durante o qual explorou a fundo as perspectivas do mercado educacional no cenário desafiador vivenciado no Brasil. Conforme Waack, “os dados apresentados retratam que a educação deixa de ser um valor e passa a ser meramente um instrumento. O quadro que o Censo retrata é de um País pobre intelectualmente, o Capelato se refere a uma situação de estagnação econômica, estagnação de produtividade, de sufoco fiscal que impede a gestão pública de investir em bens tão fundamentais”, apontou. Waack, questionando quais seriam as saídas para o mercado educacional.
Capelato reconheceu o momento de crise vivenciado no país, destacando que não há fórmulas para crescimento das IES, mas há caminhos. “Profissões do futuro: Você tem vários relatórios no mundo inteiro sobre o assunto. Muitas vezes são coisas muito mirabolantes. Temos que pensar em preparar os nossos alunos para uma situação que não sabemos como será direito. Por conta, por exemplo, da inteligência artificial, que vai tornar diversas profissões obsoletas. Temos que preparar o aluno para o que vier e não tentar adivinhar o que virá. Esse seria um caminho”, pontuou.
SADEBR 2020 – Inscrições no escuro
Em 2020, as principais marcas do ensino superior se reunirão para discutir o MARKETING EDUCACIONAL no SADEBR. O evento acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro. Serão 20 horas de evento, com uma programação imperdível. Inscreva-se no lote promocional dos Pioneiros e participe de uma experiência incrível.
Por Othacya Lopes
Editor(a) do Blog SADEBR