Você sabe quais são as características que compõem um líder de sucesso de acordo com a ciência mais atual? Sabia que, do ponto de vista cerebral, os diferentes tipos de liderança nas organizações impactam diretamente os seus resultados e o comportamento dos seus colaboradores? Para explorar todo o panorama em torno desse assunto, o SADEBR 2019 trouxe uma palestra exclusiva com o Neurocientista Pedro Calabrez. Na oportunidade, ele tratou do tema “As relações entre mente, cérebro e comportamento na liderança”.
Conforme Calabrez, os líderes precisam compreender o contexto do cérebro da sua equipe. “Avanços nas áreas de saúde, educação, ciência e tecnologia são exemplos do poder do cérebro humano”, explicou. “Um líder precisa ter escuta ativa. Inspiração e transformação: é aqui que diferenciamos o gestor do líder”, disse.
O neurocientista destacou a importância da convivência em sociedade. “O cérebro humano é profundamente social. Quem hesita trabalhar em equipe e atuar com outras mentes pensantes, provavelmente, terá dificuldades de se adaptar ao mercado de trabalho do presente e, principalmente, do futuro”, comentou. Nessa perspectiva, ele deu dicas de como envolver os jovens e fazer a diferença no mercado educacional.
“Em tempos de redes sociais, as pessoas estão confundindo respeito com concordar, criando uma sociedade com um megafone na mão e um aparelho antirruído na orelha. Só existe empatia com escuta ativa. Vocês, profissionais de marketing, precisam escutar esse jovem, o que ele está vivendo, a partir disso vocês vão criar estratégias com muito mais inteligência”, aconselhou.
Calabrez ainda destacou a importância da construção de relações de confiança com os jovens. “Confiança é o principal fator para relações de sucesso e relações de qualidade são o principal fator responsável pela felicidade do ser humano. Empatia, conexão, abraçar o diferente, ouvir é fundamental. Você pode ser implacável sendo um líder ressonante, que engaja a equipe e que tem esse olhar para os processos dentro da sua instituição”, completou.
Tudo isso e muito mais está rolando nestes dias 24, 25 e 26, no SADEBR 2019.
SADEBR 2020 – Inscrições no escuro
Em 2020, as principais marcas do ensino superior se reunirão para discutir o MARKETING EDUCACIONAL no SADEBR. O evento acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro. Serão 20 horas de evento, com uma programação imperdível. Inscreva-se no lote promocional dos Pioneiros e participe de uma experiência incrível.
Por Othacya Lopes
Editor(a) do Blog SADEBR