Blog SADEBR | Ex-ministro da Educação fala sobre os desafios do ensino superior no SADEBR - Blog SADEBR
(11)96304-5200

Blog

Ex-ministro da Educação fala sobre os desafios do ensino superior no SADEBR

Ex-ministro da Educação fala sobre os desafios do ensino superior no SADEBR

“Talvez a gente tenha que ver um pouco se não está ensinando na faculdade coisas que não são tão necessárias. Talvez não seja apenas acrescentar, mas pensar: o que a pessoa precisa aprender na vida profissional que não precise ocupar tempo na faculdade para isso?” Esta foi uma das indagações do ex-ministro da educação, Renato Janine, no palco do SADEBR 2019. No evento, o ex-ministro foi entrevistado pelo jornalista chefe de redação do SBT, Rodrigo Hornhardt.

Segundo Hornhardt, o SADEBR é um ambiente de oportunidade de compartilhamento de experiências. Ele, que tem um projeto que objetiva explicar a rotina do jornalismo por meio da sua experiência em parceria com faculdades particulares, acredita que a educação precisa, cada vez mais, se aproximar da realidade da sociedade. “Eu acho que eventos como esse são grandes oportunidades. Todos temos uma responsabilidade social, que é a de buscarmos fazer a diferença, e a educação é esse ambiente que tem esse objetivo”, comentou.

Para Renato Janine, o mundo vive um momento de mudança de propósitos e, por isso, é preciso saber formar as pessoas para esse novo mundo em que estamos vivendo. “Como nós vamos poder formar essas pessoas para que ela possa migrar na vida? As pessoas podem recomeçar a vida a hora que quiserem, aos 40, 50. Mas a gente tem que formar as pessoas para que elas possam fazer isso”, afirmou. Para ele, é preciso, nesse sentido, rever o que está sendo ensinado nas universidades.

Janine revela olhar o mundo como um ambiente de oportunidades. Segundo o ex-ministro da educação, vivemos um momento de oportunidades, com o aumento da expectativa de vida. “Estamos num mundo em que as possibilidades estão crescendo, mesmo que as pessoas estejam mudando de emprego, de perspectivas, isso mostra que temos muitas oportunidades. Temos que pensar na expansão da expectativa de vida não como uma dificuldade, mas como uma oportunidade. Temos oportunidades que nossos pais, avós, bisavós não tiveram”, comentou.

Segundo Janine, mesmo com todos os cenários desafiadores, é possível ver o mundo com otimismo. “Olho o mundo com otimismo. Podemos superar as dificuldades e pensar: o que podemos fazer para desfrutar de todas essas oportunidades de expectativa de vida alongada, para nós e para nossos dependentes? Essa é uma questão importante”, finalizou.

SADEBR 2020 – Inscrições no escuro

Em 2020, as principais marcas do ensino superior se reunirão para discutir o MARKETING EDUCACIONAL no SADEBR. O evento acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro. Serão 20 horas de evento, com uma programação imperdível. Inscreva-se no lote promocional dos Pioneiros e participe de uma experiência incrível.

 

https://sadebr.com.br/evento/sao-paulo/#inscricao

  1. COMPARTILHE: