Tão importante quanto ter recursos para desenvolver uma boa campanha de marketing é saber gerenciar bem esses recursos. Para isso, são necessárias estratégias que não só facilitem esse processo, mas que o tornem assertivo, lucrativo e eficaz. Foi pensando nisso, em potencializar os resultados das IES com a aplicação de metodologias inovadoras para potencializar os lucros da sua Instituição de Ensino, que o SADEBR 2019 trouxe uma palestra sobre Matemarketing.
Não sabe o que é isso? O Matemarketing é uma ferramenta que surgiu por conta da ausência de instrumentos analíticos e de mensuração que possibilitassem o seu acompanhamento em tempo real. Essa metodologia pode ser utilizada em várias fases da sua estratégia de marketing: captação de alunos; análise dos dados coletados; identificação dos padrões e levantamentos estatísticos; acompanhamento das suas estratégias de marketing, e muito mais. O tema foi ministrado no SADEBR 2019 por Natacha Nuncio – Diretora Sênior de Marketing da Adtalem Educacional do Brasil.
“Não dá para a gente pensar que fazer o mesmo ou fazer adaptações vai funcionar no mundo de hoje. Não tem mais achismos. A análise de dados é fundamental para você tomar decisões, porque você pode ratificar para ter uma boa performance e saber qual deve ser a sua direção. É preciso ter uma visão analítica. Não é a quantidade de dados, mas como você trabalha com eles que vai fazer a relevância”, explicou a palestrante.
Conforme Natacha Nuncio, o matemarketing tem o objetivo de direcionar a estratégia e a criatividade da equipe de marketing. “Não é uma coisa que te prende, mas que te liberta, só que te dá um norte no objetivo que você queira alcançar, seja ele qual for”, disse, dando um último conselho: “Não é garantia de sucesso você fazer a mesma coisa sempre. Minha dica é: mergulha nos dados e começa a ter um olhar crônico, desenvolva a inteligência de mercado. Tenha uma atenção com o que você procura”.
SADEBR 2020 – Inscrições no escuro
Em 2020, as principais marcas do ensino superior se reunirão para discutir o MARKETING EDUCACIONAL no SADEBR. O evento acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro. Serão 20 horas de evento, com uma programação imperdível. Inscreva-se no lote promocional dos Pioneiros e participe de uma experiência incrível.
Por Othacya Lopes
Editor(a) do Blog SADEBR