A campanha de captação de alunos é a “menina dos olhos” de todas as Instituições de Ensino Superior. Há sempre um número a ser atingido e uma equipe empenhando todos os esforços para alcançá-lo e bater a tão esperada META. O que, no meio do caminho, muitas vezes é esquecido é o relacionamento da IES com os seus estudantes. Você já parou para pensar como está a sua relação com os seus alunos? Eles te indicariam para um amigo ou falariam mal de você?
Vamos fazer um rápido cálculo: Se você tem uma IES de 10 mil alunos e no último intake captou 2 mil, porém 800 se formaram e 1400 evadiram, você terminará a campanha com menos 200 alunos, correto? Em sua opinião, o que é mais fácil: captar mais 200 alunos, num mercado cada vez mais competitivo, ou trabalhar para manter os 1400 alunos que evadiram da sua Instituição?
Essa é uma conclusão na qual conseguimos chegar rapidamente, mas o que pouco se sabe é que, apesar de simples, a retenção e a captação de alunos, em geral, não são enxergadas com a mesma importância pelas IES. Isso é um risco que se corre, quando temos em vista que um aluno evadido também significa uma pessoa insatisfeita com o seu produto.
Está interessado em saber um pouco mais sobre o assunto? Então continue lendo este artigo que trarei algumas estratégias que farão você repensar o seu marketing estratégico e enxergar com clareza como a sua IES poderá passar a captar e a encantar os seus clientes.
Trabalhe e acompanhe a satisfação dos seus alunos
O termo “propaganda boca a boca” não é de hoje, mas continua atual. De que adianta matricular um aluno e esquecê-lo dentro da sua Instituição? Trabalhamos incansavelmente nossa estratégia de marketing para realizarmos uma captação de alunos encantadora. Envolvemos o cliente, acompanhamos toda sua trajetória alimentando-o com conteúdos relevantes, depois o matriculamos e o esquecemos?
A minha primeira dica está no acompanhamento do seu aluno. Promova ações de engajamento na sua IES, comunique-se com ele por e-mail, SMS. Aproveite datas sazonais para mostrar que se importa com ele. As redes sociais podem ser grandes aliadas nesse caminho, então dê voz aos seus alunos. IMPORTANTE: Não adianta dar voz sem responde-lo de volta, então tenha uma equipe de SAC ativa e que mantenha um relacionamento frequente com seu aluno.
O alinhamento entre os setores, por meio do Marketing Educacional Integrado, é essencial nesse processo. Por meio dele, você garantirá que todos os setores estarão alinhados, atentos ao aluno e em alerta para qualquer possível sinal de evasão que ele apresente. Lembre-se: a meta de captação não é apenas responsabilidade do Marketing Educacional, ela é uma responsabilidade conjunta de todos os setores da sua IES!
Fique atento aos possíveis sinais de evasão
Já ficou claro que retenção também é captação de alunos: Aluno feliz = candidato ansioso. Então não feche os olhos para os sinais que os seus alunos possam dar. Um aluno dificilmente evadirá do dia para a noite. Acompanhe junto à sua secretaria de ensino como está a frequência dos seus alunos, se estão pagando suas mensalidades em dia, se apresentaram alguma reclamação.
Caso identifique alguma anormalidade nesses aspectos, tenha uma equipe pronta para se mostrar disponível para esse aluno. Seja no seu call center, seja no setor de retenção, seja na secretaria de ensino, seja na coordenação. Todos precisam estar alinhados para ouvirem esse aluno e apresentarem soluções para os seus problemas. O encantamento do cliente não está apenas nos momentos bons, mas nos ruins também. Ajude-o em seus desafios, responda dúvidas e objeções e proponha soluções.
Para você ter uma ideia, manter um aluno por mais tempo pode possibilitar uma receita maior do que se você adquirir dois alunos e não os mantiver. Por isso, meça e monitore o custo para retenção de clientes (CRC). Muitas vezes, o CRC é menor do que o custo para aquisição de clientes (CAC). Em algumas IES, o CRC chega a ser 7 vezes menor que o CAC, mas elas nem chegam a prestar atenção nesse indicador do mercado educacional. Não negligencie a retenção, pois ela também é fundamental para a saúde financeira da sua IES.
Trate o seu aluno como o seu cliente
A campanha de captação de alunos é planejada por meio de estratégias de marketing que envolvem o encantamento do início ao fim. Nada disso funciona sem o trabalho de retenção. Mas, antes de tudo isso, é preciso pensar em qualidade. O seu aluno é o seu cliente, que adquiriu um produto e espera que tudo o que lhe foi prometido seja, de fato, entregue.
Muitos setores chegam a tratar o aluno como um “inimigo”: “o aluno acha que sabe mais que o professor; o aluno não reconhece nada, só reclama…”. Não dá para fingir que nunca ouvimos alguma dessas frases.
O aluno é e deverá sempre ser o foco central da sua IES. Por isso, garanta que suas promessas estão sendo cumpridas. Deixe seu marketing estratégico a par de tudo o que acontece na sua Instituição. Garanta que está oferecendo um corpo docente altamente qualificado, que a estrutura atende a todas as necessidades dos alunos, oferte conteúdos diferenciados, invista em parcerias que forneçam benefícios para os seus alunos, fique atento a eles, não foque apenas na entrada de novos alunos, cuide dos veteranos!
Tenha uma boa estratégia de marketing educacional
Após garantir a qualidade de todos os serviços ofertados, desenvolva uma campanha de captação de alunos encantadora por meio do seu marketing educacional integrado. Confira 10 estratégias de marketing para aumentar sua captação de alunos.
A sua estratégia de marketing deverá envolver todos os caminhos do processo de compra. Desde o potencial cliente, que ainda nem conhece a sua IES, até o cliente fiel, que adquiriu seu produto e que está disposto a ser “advogado” da sua marca. Mas lembre-se que isso só acontecerá se, de fato, você trabalhar todos os aspectos que comentamos neste post, para que ele se sinta assim.
Trabalhe esses quesitos e não só encante, mas fidelize os alunos da sua IES, desenvolvendo parcerias de longo prazo com eles.
Conclusão
A sua campanha de captação de alunos deverá ser muito mais do que um momento de aquisição de novos alunos. Nela, você deverá estar atento, também, aos alunos já captados e que, sem o acompanhamento certo, poderão evadir a qualquer momento. Sem planejamento, os resultados da sua captação podem ser convertidos em números negativos e muito mais do que diminuir números, você manchará a marca da sua Instituição. Então garanta a qualidade dos seus serviços e encante seus clientes.
Um dos meios de garantir um bom relacionamento com os seus clientes é oferecendo a eles conteúdos de qualidade. Quer saber por onde começar? Então, participe da Edição Nacional do SADEBR.
Por Bruna Del'labon
Editor(a) do Blog SADEBR
Consultora de Marketing com 14 anos de atuação no mercado Educacional, período no qual desenvolveu vasta experiência em implantação, capacitação e qualificação de Call Center Receptivo e Ativo; análise de conversão do funil de vendas segmentado por células estratégicas/Target; e inserção da área Comercial em grandes grupos.