Você, profissional de marketing educacional, já se deparou com situações em que o marketing faz tudo certo, mas o feedback é negativo? Já sentiu que, independentemente da sua proximidade com seu público, a instituição parece caminhar na contramão? Por incrível que pareça, isso é muito mais comum do que você possa imaginar. O marketing precisa ir além da propaganda, divulgação e promoção de eventos. É sobre isso que vou falar com você neste post.
O marketing educacional precisa ser muito mais que um departamento que caminha em paralelo aos demais. É necessário que ele seja uma cultura institucional, que irá planejar, junto a todos os departamentos, ações voltadas à marca, à captação e ao engajamento com a sociedade. Além disso, é o marketing, com o seu conhecimento de mercado, que vai proporcionar insumos à academia para melhorar todos os seus produtos (cursos).
Você tem dúvidas de que, aliada à academia, sua estratégia de marketing educacional pode dar uma visão muito mais ampla, permitindo que a instituição caminhe a passos firmes para a evolução? Então veja três motivos que farão você repensar hoje mesmo sua estratégia de marketing.
O marketing está “antenado” com o mercado
Uma das responsabilidades do marketing é estar, constantemente, desenvolvendo estudos de mercado e avaliando os indicadores do mercado educacional. Isso possibilita ao departamento ter um conhecimento certo de como ser assertivo nas suas campanhas.
Em alinhamento com os demais departamentos da Instituição, esse conhecimento traz a possibilidade da academia, de acordo com a necessidade do mercado, ampliar, otimizar ou repensar o portfólio de ofertas da Instituição.
Esse olhar estratégico para o mercado também possibilita ao marketing estar “em alerta”, informando à academia sobre novidades ofertadas pela concorrência. Conhecendo esses aspectos, a sua instituição poderá caminhar “à frente”, definindo o que o mercado está procurando.
Sua estratégia de marketing educacional precisa ir além das ações de marca, precisa estar por dentro de tudo que acontece no mercado para criar a melhor estratégia para a instituição. E é esse conhecimento que poderá fazer a diferença nas demais estratégias institucionais.
O planejamento estratégico deve além de mídia ON e OFF
Atualmente, o marketing da sua IES é responsável apenas pelo seu planejamento de mídia on e offline? Se a sua resposta para essa pergunta for “sim”, saiba que você está perdendo uma grande oportunidade de alavancar o potencial da sua Instituição.
O papel do marketing é ser estratégico, analisar a sua concorrência, para definir caminhos, preço, praça e, inclusive, quais produtos precisam ser incluídos e até excluídos da sua oferta. Nesse aspecto, ainda é possível descobrir o posicionamento da sua Instituição na sua região.
É importante atentar para as necessidades da demanda da sua região, quais produtos merecem atenção, ou quais produtos devem ser incluídos ou excluídos do seu portfólio. Isso é importante a ponto de não dever ser tratado apenas a nível de publicidade, mas de forma institucionalizada.
Pensar no marketing educacional desta forma pode ser fundamental para o sucesso de todas as suas estratégias.
Compartilhar o conhecimento pode ser a chave do sucesso
Abrir os caminhos de diálogo entre o marketing e a academia possibilitará que todos tenham conhecimento da situação estratégica da instituição. Além de garantir que informações como estudo de mercado e demandas da sociedade sejam compartilhados, isso possibilitará uma unidade institucional.
Alinhar o marketing educacional com as necessidades da academia fará com que a meta de captação e retenção de alunos passe a ser uma responsabilidade de todos, que, em suas ações diárias, poderão garantir que os alunos atuais estejam satisfeitos e os futuros alunos estejam de olho em você.
Uma das estratégias para evitar, por exemplo, a evasão escolar, é oferecer ao aluno a possibilidade de se expressar. De que adianta o marketing conseguir fazer isso via call center, redes sociais ou outros canais de comunicação, mas o restante da instituição não estar pronta para isso?
É necessário que todos estejam na mesma página e que a comunicação com a Instituição de Ensino seja encarada pelos discentes de forma unânime em todos os canais de comunicação. Além de criar um canal de ouvidoria para atender os alunos, é importante que todas as equipes estejam engajadas na tarefa de dar atenção ao que os alunos desejam falar.
Bônus: Você já se fez essas perguntas?
Deixo algumas provocações para você:
O marketing educacional da sua IES está definindo quanto vai custar os cursos ofertados?
É sua estratégia de marketing que entende a necessidade do mercado e por isso é ela quem decide qual curso será ofertado na próxima campanha?
O seu marketing estratégico tem acesso à rentabilidade dos seus cursos?
Talvez o aluno não seja, ainda, aquele que a gente gostaria que fosse, mas é aquele que a gente tem. Sua instituição tem buscado conhecê-lo melhor?
A academia tem conhecimento da sua estratégia de marketing e tem caminhado conjuntamente?
Conclusão
De posse de todo esse conhecimento, não restam dúvidas da importância da integração entre o marketing e a academia. O marketing educacional deve ser o responsável por levantar informações para planejar muito mais do que divulgação e eventos. Seu departamento de marketing precisa estar pronto para interferir diretamente na estrutura dos seus cursos, se essa for a necessidade do mercado, nas equipes institucionais e até mesmo na oferta ou exclusão de cursos da sua Instituições.
É necessário trabalhar com o conceito de Marketing Educacional Integrado. Não dá para caminhar em paralelo, é preciso caminhar de mãos dadas. Só assim o sucesso alcançado em suas campanhas será concreto.
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Por Glauson Mendes
Editor(a) do Blog SADEBR
Glauson Mendes possui vasta experiência em planejamento e gestão em marketing educacional, com experiência de 30 anos em instituições de ensino. Líder e Especialista em Marketing Educacional, atuou como Diretor de Marketing no maior e melhor Centro Universitário Privado de João Pessoa, o Unipê, onde, por seis anos atuou e transformou o mercado educacional local, mais do que duplicando o número de alunos daquela Instituição. Glauson Mendes é o curador do maior e mais esperado evento de Marketing Educacional do Brasil, o SADEBR.