Blog SADEBR | Mídias sociais: Por que as universidades devem entrar no mundo das redes sociais? - Blog SADEBR
(11)96304-5200

Blog

Mídias sociais: Por que as universidades devem entrar no mundo das redes sociais?

Mídias sociais: Por que as universidades devem entrar no mundo das redes sociais?

Tenho minha Instituição de Ensino Superior (IES) há mais de 40 anos, somos tradicionais na região e temos credibilidade, será que preciso estar nas redes sociais? Essa é uma pergunta que com certeza já foi e – e por incrível que pareça – ainda é feita por muitas IES. Ferramentas de engajamento e interação, as redes sociais são imprescindíveis nos tempos de marketing 5.0 em que vivemos, por esse motivo, já não dá para estar de fora dessa “tendência” que chegou para ficar.

Para se ter uma ideia, estudos indicam que mais de 60% da população brasileira está ativa nas redes sociais. E grande parte desse público está na faixa etária de 15 a 30 anos (o que não implica em dizer que as outras faixas etárias não estejam presentes, pelo contrário). Esse cenário rápido deixa clara a importância da sua instituição de ensino marcar presença nas mídias digitais. Se não quiser ficar para trás e, mais do que isso, se quiser ter a chance de se conectar com atuais e potenciais alunos, não dá para ficar de fora.

Se você se interessou pelo assunto, continue lendo este post que trago algumas dicas preciosas que te farão mudar a perspectiva a respeito da importância da sua presença nas redes sociais.

 

A presença nas redes sociais é uma oportunidade

A ideia central é entender que o seu público está nas redes sociais. Na maior parte das vezes, esse público faz uso dessas ferramentas com frequência. Portanto, é lá que a sua instituição tem melhores chances de se fazer conhecida, estabelecer contato e criar relações confiáveis e duradouras.

Investir em mídia online não implica em dizer que a mídia offline deixará de existir, pelo contrário. O problema não está em investir em marketing offline – que também é uma estratégia para chegar até o seu público – mas, sim, ignorar o potencial das redes sociais.

 

Esteja onde o seu público-alvo está

Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, etc. Muitas são as opções e pode até ser que você encontre pessoas de interesse da sua IES em todas elas. Contudo, é preciso ser assertivo e entender onde seu público-alvo se encontra de forma mais expressiva. É necessário alinhar isso aos objetivos da Instituição também! (Eu não falei que seria uma tarefa simples…)

Estar nas redes sociais exige investimento, trabalho e tempo, por isso, não adianta colocar em sua estratégia de marketing digital a presença em todas as redes sociais apenas para “marcar presença”. É preciso ser estratégico, assertivo, aproveitar o melhor que cada rede tem a oferecer. Por esse motivo, estude, identifique o seu público, invista na presença em algumas redes sociais e aproveite o potencial de cada uma delas.

 

Monte uma equipe, desenvolva estratégias, crie relacionamentos

Mais do que estabelecer uma conexão com seus alunos, o marketing educacional nas redes sociais permite a construção de algo fundamental: relacionamento. Essa palavra, com certeza, já deve ter passado muitas vezes por sua tela. Vivemos a era do marketing 5.0, em que o relacionamento e a autenticidade são fundamentais para manutenção de uma conexão. Estabelecendo isso, torna-se mais fácil e possível atrair, conquistar e fidelizar seus alunos.

Ao incluir as redes sociais na sua estratégia de marketing, desenvolva ações que estimulem o engajamento. Siga, reposte, esteja atento ao que o seu público está falando (Lembrando: tudo de forma estratégica. Não siga tudo nem reposte tudo, pois pode ser um “tiro pela culatra”. Por meio das redes sociais, de forma prática você conseguirá mensurar o sentimento do seu público, coletar dados para análise e realizar, de fato, estratégias mais assertivas, inclusive no seu planejamento de marketing offline.

 

Avalie o seu desempenho e conserte erros em tempo real

As redes sociais são cíclicas, dinâmicas e 100% monitoráveis. Apesar de parecerem um “livro aberto”, elas dão às IES a possibilidade de acompanharem todo o caminho da sua estratégia, dirimindo erros no meio do caminho e acompanhando o sentimento do público no decorrer da sua estratégia. Todo trabalho deve ser realizado com o intuito de ser assertivo, mas as redes possibilitam testes, interações, avaliações, evoluções de campanha e uma análise prática do ROI alcançado com cada ação.

Avaliar ROI pelas redes sociais? Isso mesmo! Seja para alcançar novos candidatos ou trabalhar o pós-venda, uma meta determinada com clareza poderá dimensionar os canais ideais para cada estratégia. Essa métrica é importante para evitar gastos desnecessários, otimizar tomadas de decisão, apresentar informações adequadas e corrigir, em tempo, possíveis falhas, bem como aproveitar oportunidades.

 

Identifique oportunidades e ameaças

Um rápido exemplo: no decorrer de uma campanha, talvez o engajamento dos seus alunos seja melhor no Instagram, mas a conversão de candidatos aconteça com melhor desempenho no Facebook. Isso permite que sua equipe faça um investimento seguro em cada rede. Não é demais?

Além de identificar oportunidades, é possível prever “ameaças” pelo monitoramento das redes sociais. Isso permite que a Instituição esteja ciente do sentimento do seu público-alvo em tempo real, antecipando a existência de crises institucionais.

A maior parte das redes sociais possui ferramentas próprias de monitoramento, mas também há diversas disponíveis no mercado, segmentadas para a área educacional, a exemplo do Planeta Y.

 

Avalie indicadores educacionais

Outra vantagem das redes sociais é a possibilidade de avaliação de diversos indicadores educacionais por meio da segmentação do seu público-alvo. A partir de uma análise detalhada do sentimento da sua marca, é possível identificar indiadores como:

Credenciamento no MEC – Como a nota do MEC atribuída a sua instituição de ensino impacta na percepção de valor (estimada vs percebida) de alunos e candidatos?

Qualidade de ensino – Como está a percepção dos alunos da sua instituição de ensino em relação aos cursos, atividades e eventos acadêmicos?

Infraestrutura – Os alunos têm utilizado as redes sociais para reclamar de algum problema de infraestrutura ou limpeza em salas, laboratórios e instalações da sua IES?

Relacionamento – Quantos comentários e/ou menções existem nos posts da sua fanpage?

Captação – Como sua instituição de ensino está gerando, identificando e convertendo as oportunidades de captação de novos alunos nas mídias sociais?

Empregabilidade – Quantos alunos declararam nas mídias sociais interesse em vagas de estágio ou que começaram a trabalhar devido a formação da IES?

Corpo docente – O que seus alunos dizem sobre os professores e coordenadores de curso?

Entre outros…

 

Conclusão

Inúmeros são os benefícios desfrutados pelas IES que estão presentes nas redes sociais. Mas, para finalizar, deixo um alerta: as redes sociais precisam ser utilizadas de forma assertiva em sua estratégia de marketing, não apenas para “marcar presença”. É necessário ter uma equipe qualificada, analisar os avanços, dirimir os erros e garantir que os esforços trarão a certeza de resultados satisfatórios.

Quer saber mais sobre o assunto? Então não perca essa oportunidade: o maior evento de marketing educacional do Brasil, o SADEBR, trará informações valiosíssimas sobre isso.

 

  1. COMPARTILHE:
  1. Por
    Editor(a) do Blog SADEBR

    Especialista em Marketing Educacional e em Gestão da Comunicação e Mídias Sociais, com 10 anos de experiência em instituições de ensino superior. E consultora na empresa SADEBR