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Por que minha instituição de ensino precisa investir em mídias sociais?

Por que minha instituição de ensino precisa investir em mídias sociais?

Mais de 3 bilhões de pessoas estão ativas nas plataformas de mídias sociais ao redor do mundo. No Brasil, somos aproximadamente 130 milhões de pessoas nessas mídias. Esses números, por si só, já deveriam explicar a importância das Instituições de Ensino Superior (IES) terem uma presença ativa e investirem em mídias sociais dentro da sua estratégia de marketing, até mesmo porque no meio desse público estão os seus clientes, correto?

Acontece que, além da possibilidade de se relacionar com o seu público, já é comprovado que as mídias sociais também podem proporcionar resultados incríveis quando o assunto é captação e retenção de alunos. Neste blog post te explicarei como isso acontece, ressaltando a importância das IES investirem nas mídias sociais, colocando-as em seu planejamento de marketing educacional.

Mas, antes disso, faço alguns questionamentos para você:

Você já parou para pensar como está a sua presença no meio digital? As mídias sociais estão em alta quando o assunto é relacionamento com a comunidade, mas e quando se fala em captação? ROI? Metas? Sua IES explorando a plataforma da melhor forma possível? Como qualificar os conteúdos e aumentar o engajamento nas minhas redes sociais? Como gerar valor nos serviços da IES e auxiliar o meu potencial cliente em sua jornada de compra?

Confira algumas dicas que te farão repensar as suas estratégias de marketing digital hoje mesmo.

 

Segmentação, engajamento e relacionamento

Em tempos de Marketing 5.0, temos um público que está presente no digital, que é consciente, criterioso e está em busca de autenticidade e relacionamento. As mídias sociais são um terreno fértil quando tratamos desses assuntos. Por lá, os alunos conseguem criar um relacionamento pessoal com as Instituições, comentando, curtindo e compartilhando iniciativas institucionais.

Por meio de uma estratégia de marketing digital, é possível promover engajamento, suscitar o relacionamento e construir confiança junto ao seu público-alvo. É possível, ainda, desenvolver comunicações direcionadas para cada cliente, por meio da construção de personas. Nas mídias sociais você consegue identificar todas essas informações e, ainda, trabalhar sua estratégia de marketing para levar as pessoas a consumirem seus produtos e serviços, transformando-as em novos clientes, satisfeitos e engajados.

Dica: Construa personas, conheça o seu público e, o mais importante, interaja com ele, mostrando que está atento às suas dicas, ideias, sugestões e até reclamações nas mídias sociais. Só assim é possível estabelecer uma relação de confiança e credibilidade via mídias sociais.

 

Promoções rápidas, exclusivas e eficientes

Por meio das mídias sociais é possível agir com rapidez e fazer “ações-relâmpago”, despertando o senso de urgência do seu público. Em plataformas como o Facebook e o Instagram é possível segmentar um público específico e direcionar promoções, cupons ou até mesmo ingressos gratuitos para ações parceiras ou mesmo eventos da sua IES.

Essa atitude proporcionará uma interação ainda maior com a sua IES. Mas, para isso, é necessário um planejamento de marketing digital efetivo e integrado dentro da sua estratégia de marketing educacional. Afirmo isso para que essa não seja uma estratégia isolada e acabe não surtindo efeitos. É necessário um planejamento de marketing educacional integrado.

Dica: nesse sentido, é essencial elaborar ações diferenciadas nas mídias sociais que contemplem esses clientes com algo que seja diferenciado e que faça com que ele queira conhecer melhor sua marca, e assim se torne um cliente e, posteriormente, se fidelize e vire “advogado”, defendendo sua marca.

 

Resultados eficazes de captação e retenção

As mídias sociais não são um meio específico para realizar vendas, contudo há maneiras de utilizá-las para alcançar resultados incríveis não só na captação de alunos, mas no fortalecimento do seu capital social e da sua marca.

Equipes de vendas bem-sucedidas já desenvolvem estratégias de “Social Selling”, ou “venda social”, utilizando a comunicação com clientes em potencial como chave da sua estratégia de marketing. Essa estratégia, basicamente, consiste no cultivo de relacionamentos, estabelecimento de autoridade e interações relevantes. Isso proporcionará à sua IES manter relacionamentos duradouros com seus alunos, potencializando a sua retenção de alunos, bem como estabelecer relações com seu futuro aluno.

Dica: ao saber quem é seu cliente ideal, como se comporta e quais os seus interesses é possível determinar em quais mídias sociais ele está presente. Identifique isso e invista nessas plataformas. Não adianta estar em locais nos quais o seu público-alvo não está, pois isso significará perda de tempo e de dinheiro para você.

Tendo em mente sua persona e o modo de atuação da sua empresa, você poderá optar entre Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter, dentre outras. Somente assim sua estratégia vai proporcionar resultados eficazes de captação e retenção.

 

Monitoramento do seu público-alvo e dos concorrentes

Outro incrível benefício de investir nas mídias sociais está na possibilidade de gerar leads monitorando seu público-alvo, bem como concorrentes. Um monitoramento bem desenvolvido torna possível a geração de centenas de leads todos os meses.

Por meio das ferramentas de segmentação das mídias sociais é possível saber como o meu concorrente ou público-alvo está se posicionando, consigo inclusive saber quais são as ações com mais resultados.

Dica: Não adianta gerar leads e não trabalhá-los. É mais interessante, nesse sentido, ter 100 leads bem trabalhados do que 1000 com quem você não se comunica. Então tenha um blog com conteúdos relevantes e atualizados, de qualidade; e invista em redes sociais de nicho (com base na dica anterior. Esteja onde seu potencial cliente está).

Dica 2: Durante a captação de alunos tome cuidado para não mudar sua postura na comunicação com o seu potencial cliente. Uma dica primordial, que trago como um “bônus” é: humanize sempre as suas relações nas mídias sociais.

Com esse panorama e essas rápidas dicas acredito que não restem dúvidas da importância das mídias sociais não só para uma presença digital e de um relacionamento com os seus alunos, mas também para retenção e captação de alunos, não é verdade? Não deixe de lado esse potencial. Coloque essas ideias em prática!

Ficou interessado pelo assunto e quer saber mais? Então participe do SADEBR 2019.

 

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    Editor(a) do Blog SADEBR

    Especialista em Marketing Educacional e em Gestão da Comunicação e Mídias Sociais, com 10 anos de experiência em instituições de ensino superior. E consultora na empresa SADEBR