Blog SADEBR | Marketing Digital: Tráfego pago x Tráfego orgânico em qual devo investir? - Blog SADEBR
(11)96304-5200

Blog

Marketing Digital: Tráfego pago x Tráfego orgânico em qual devo investir?

Marketing Digital: Tráfego pago x Tráfego orgânico em qual devo investir?

Uma coisa é fato: ter pessoas se interessando e acessando o seu conteúdo (por meio do seu site ou blog) é fundamental para que suas estratégias de marketing digital tenham sucesso. Nesse processo, temos dois protagonistas: o tráfego orgânico e o tráfego pago. Ambos são de suma importância e têm o seu papel no impulsionamento e na solidificação da imagem de uma Instituição de Ensino no mercado, cada vez mais concorrido.

Você sabe a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago? Sua Instituição de Ensino tem otimizado as suas estratégias de marketing digital para conseguir bons índices de tráfego? Quais têm sido os resultados das suas estratégias de marketing digital? Você tem investido tempo otimizando o seu conteúdo? Tem se dedicado ao seu SEO?

Se algumas dessas perguntas te deixaram em dúvida ou mesmo se você nunca nem ouviu falar em alguns desses conceitos, continue lendo este artigo, que ele foi feito para você!

O que é tráfego orgânico e tráfego pago?

Antes de tudo, o que é tráfego dentro de uma estratégia de marketing digital?

Tráfego, de modo geral, é a audiência do seu site, o número de pessoas que trafegam por lá. Ele é um dos pilares fundamentais para que você tenha visibilidade e atraia clientes, conquiste seguidores e leitores.

Tráfego orgânico é a maneira de conseguir visitantes em seu site ou blog utilizando técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Essa é a principal estratégia de marketing digital para elaboração de conteúdos que permitam um bom ranqueamento pelo Google.

Tráfego pago são anúncios publicitários que te colocam no topo das pesquisas do Google, permitindo um acesso rápido ao seu site. Esse tipo de tráfego também é conhecido como “Link Patrocinado”. O objetivo desse tipo de anúncio, dentro de uma estratégia de marketing digital, é atrair pessoas para o seu conteúdo ou produto.

A diferença entre os dois tipos de tráfego é que, no caso do pago, você paga por cada clique que direcione o usuário até o seu site.

 

Por que investir se tenho o tráfego orgânico?

O tráfego orgânico não é uma modalidade de tráfego sem investimento. Dentro da sua estratégia de marketing digital ele exige investimento em tempo e em uma equipe qualificada de inbound marketing para desenvolver conteúdos otimizados. Investir em conteúdo orgânico garante estratégias de marketing digital assertivas, mais credibilidade e engajamento.

O tráfego pago, contudo, não deve ser ignorado. Ele tem como principal vantagem a possibilidade de selecionar as palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo. Isso permitirá ao seu site aparecer nas primeiras posições do Google com muito mais facilidade do que com as estratégias voltadas ao tráfego orgânico.

Por meio dos links patrocinados, existe a possibilidade de segmentação do conteúdo por diversos filtros e o alcance de resultados, consequentemente, acaba sendo mais rápidos. Além disso, você poderá divulgar com a intensidade que queira. Tudo isso otimizará a estratégia de marketing digital e facilitará o caminho da sua persona até você, aumentando o seu potencial de captação e conversão.

Em resumo, as duas modalidades de tráfego são extremamente relevantes e complementares, não substituíveis. Uma dica para uma boa estratégia de marketing digital é investir, de forma estratégica, nas duas concomitantemente. Uma empresa que invista e separe um tempo razoável para aprimorar seu tráfego orgânico e investir com qualidade em seu tráfego pago terá, com certeza, o dobro das possibilidades de sucesso em suas campanhas digitais.

 

Como conseguir resultados em curto prazo

É importante você saber que dentro da sua estratégia de marketing digital, o tráfego pago tem custos altos, já que é necessário pagar por anúncios em buscadores em diversas plataformas. A principal vantagem dele é a possibilidade de alcançar resultados em um curto espaço de tempo. Para desenvolver essa estratégia, contudo, é preciso estar atento a algumas dicas:

  • Defina sua verba de guerra

Primeiramente, defina quanto você objetiva gastar em sua estratégia de marketing digital com anúncios pagos. Inicie investimentos com uma verba abaixo do esperado e vá testando os resultados. Um dos destaques dos investimentos em mídias digitais é a possibilidade de fazer testes e conseguir ser assertivo com seus investimentos.

  • Defina suas metas

Faça um rápido cálculo para definir sua meta de investimento em tráfego pago. Para isso, veja quanto você deseja pagar por lead convertido e estabeleça, desta forma, uma verba real de investimentos, avaliando sempre os seus resultados em marketing digital.

  • Invista em mais de um anúncio

Utilize as suas personas para definir os anúncios que você fará. Dependendo do número de personas, crie alguns anúncios e avalie aqueles que valeram mais a pena. Testes são fundamentais para se chegar a uma estratégia digital assertiva.

 

Como conseguir resultados em longo prazo

O Tráfego Orgânico também tem os seus custos dentro da sua estratégia de marketing digital, como falei anteriormente. Ele, contudo, não exige um investimento financeiro por clique, o que o torna mais barato. Para desenvolver uma boa estratégia para geração de tráfego orgânico, é necessário ter atenção a alguns detalhes:

  • Conheça seu público e invista em Marketing de Conteúdo

Conteúdo relevante é a base para qualquer estratégia de marketing digital, sobretudo se ela é voltada ao tráfego orgânico. Lembre-se que você está lidando com pessoas reais que estão buscando conteúdo com interesses e necessidades. Ou seja: o seu conteúdo precisa atender à necessidade do visitante, caso contrário todo investimento será em vão, porque aquela poderá ser a sua única visita.

  • Invista em SEO

O SEO – ou Search Engine Optmization – é a base do tráfego orgânico. É ele quem transforma o conteúdo em cliques. Sabe aquele conteúdo relevante que você produziu? Para ser bem ranqueado no Google ele precisa ser otimizado por meio de estratégias de SEO. Isso é feito por meio do uso de palavras-chave escolhidas e inseridas de forma inteligente, por meio da utilização de links colaborativos, otimização de nomenclatura de imagens, dentre outras estratégias.

  • Atenção para palavras-chave e títulos

Também referentes às estratégias de SEO, as palavras-chave e os títulos precisam ser meticulosamente escolhidos para garantir um bom ranqueamento. Não adianta simplesmente encher um texto de palavras-chave (pelo contrário, isso é visto com “maus olhos” pelos motores de busca). Pense em palavras-chave relevantes para o seu público e que tenham a ver com o seu conteúdo e que possibilitem a criação de uma rede de atração para que sua estratégia de marketing digital tenha sucesso. Da mesma forma com os títulos. Estes, por sua vez, são reconhecidos com uma importância semelhante à dos textos. Crie títulos criativos, explicativos e, claro, com as palavras-chave escolhidas para aquele texto.

Conclusão

Na estratégia de marketing digital, os conteúdos voltados ao tráfego orgânico são o que dão força a sua marca. Eles te posicionarão como referência nos buscadores, o que acaba te dando uma longevidade maior. É um investimento em longo prazo. Já os links patrocinados são mais caros, dependem do posicionamento do seu site e são pontuais. Parou de pagar, parou de ficar no topo das buscas.

Nesse contexto, é importante estar sempre atento à necessidade de conciliar investimentos de tempo e orçamento nas duas estratégias de marketing digital. Fique atento às oportunidades, não deixando nenhuma passar por meio de um bom inbound marketing, SEO, otimização e conteúdo orgânico. Mas não se esqueça de investir nos links patrocinados e garantir resultados efetivos e constantes.

Nesse contexto é importante explicar que os conteúdos orgânicos dão força a sua marca, referência nos buscadores e presença continua nas buscas. Já os links patrocinados são mais caros, dependem do posicionamento do seu site e são pontuais, ou seja, se você parar de investir, para de aparecer.

Quer saber mais? Participe da Edição Nacional do SADEBR.

 

  1. COMPARTILHE:
  1. Por
    Editor(a) do Blog SADEBR

    Especialista em Marketing Educacional e em Gestão da Comunicação e Mídias Sociais, com 10 anos de experiência em instituições de ensino superior. E consultora na empresa SADEBR